Como pedir reembolso na Play Store | Guia completo
Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Agosto de 2022 às 14h00
Pedir reembolso na Play Store é uma ação simples, mas que requer cuidados na hora de cancelar uma compra. Isso porque o Google tem regras específicas e que não se aplicam em todos os casos para devolução do dinheiro.
A seguir, veja como pedir reembolso na Play Store. Saiba, também, qual o prazo para estorno dos valores contestados, como acompanhar o processo de devolução e outras dúvidas importantes sobre reembolso na loja de aplicativos.
Como pedir reembolso na Play Store
Se estiver na Play Store no computador:
- Acesse “play.google.com" (sem aspas);
- Clique na sua foto de perfil, no canto superior direito;
- Vá em “Pagamentos e assinaturas”;
- Selecione a aba “Histórico de pedidos e verba”;
- Encontre o pedido que você quer cancelar;
- Clique em “Reembolsar” ou “Informar um problema”;
- Preencha o formulário indicando que você quer ser reembolsado.
Se estiver na Play Store em um celular Android:
- Abra o aplicativo da Google Play Store;
- Toque na sua foto de perfil, no canto superior direito;
- Vá em “Pagamentos e assinaturas”;
- Toque em “Histórico e verba”;
- Encontre o pedido que você quer cancelar e toque em “Reembolsar”;
- Confirme a exclusão do app tocando em “Sim".
Pronto. Você receberá um e-mail do Google sobre a decisão positiva ou negativa do reembolso solicitado.
Como funciona o reembolso na Play Store
De acordo com o Google, praticamente todos os aplicativos, filmes, músicas, revistas e serviços disponíveis na Play Store são reembolsáveis. Portanto, se você comprou alguma coisa e se arrependeu, basta fazer o tutorial deste artigo.
Entretanto, há um ponto importante: para músicas, filmes, livros e revistas compradas de forma avulsa (ou seja, sem assinatura), você só pode pedir reembolso na Play Store se não tiver aberto o conteúdo no seu dispositivo. Logo, se o item foi executado no seu computador ou celular, não será possível abrir a solicitação de reembolso.
Além disso, jogos e aplicativos da Play Store só podem ser reembolsados uma vez. Se você comprou um app ou game, cancelou o pagamento, comprou o mesmo jogo de novo e pediu novamente o dinheiro de volta, a loja recusará o reembolso.
Qual o prazo para pedir reembolso na Play Store
Você pode pedir reembolso na Play Store em até 48 horas após a compra de um aplicativo ou de um item nele. Na compra de músicas, filmes, livros ou conteúdo similar, o reembolso pode ser solicitado após 48 horas da data original da compra.
Se após esse período você não pedir reembolso, será necessário entrar em contato diretamente com o desenvolvedor do aplicativo para pedir o dinheiro de volta.
Prazos para reembolsos
O Google devolve o dinheiro de compras canceladas usando a mesma forma de pagamento usada no momento da compra. Contudo, o prazo para reembolso é diferente em cada método. Veja, na tabela abaixo, os prazos para os métodos aceitos no Brasil:
Forma de pagamento | Tempo estimado para reembolso |
Cartão de crédito ou débito | De 3 a 5 dias úteis |
Mercado Pago | De 1 a 5 dias úteis |
PayPal | De 3 a 5 dias úteis |
Carteira do Google Play | 1 dia útil |
Lembrando que os prazos da tabela acima são prazos estimados. O Google afirma que a maioria dos pedidos é respondida de cerca em 15 minutos, mas o tempo pode se estender de acordo com cada método de pagamento.
Posso pedir vários reembolsos de uma só vez?
Não. Para cada compra, você precisará abrir uma solicitação individual. Não é possível pedir reembolso de vários itens em uma única vez.
Como acompanhar a solicitação de reembolso
Uma vez aberto o pedido de reembolso, você pode acompanhar o status da solicitação. Para isso, no seu dispositivo Android:
- Abra o aplicativo da Google Play Store;
- Toque na sua foto de perfil, no canto superior direito;
- Vá em “Pagamentos e assinaturas”;
- Toque em “Histórico e verba”;
- Encontre o pedido que você pediu reembolso. Ele terá escrito “Reembolsado" logo abaixo do valor da compra.
Há também um site disponibilizado pelo Google que mostra o andamento do reembolso e é ainda mais simples de usar. Basta acessar a página, confirmar o endereço de e-mail associado à compra contestada e verificar o status da devolução.