Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona a recuperação de arquivos deletados no WhatsApp?

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2021 às 19h00

Link copiado!

Canaltech/Pixabay
Canaltech/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp é o comunicador mais utilizado do momento, principalmente durante a pandemia, quando negócios, encontros e demais acordos tiveram que ser feitos de forma online. Nesse sentido, o mensageiro também se tornou o centro do compartilhamento de arquivos entre usuários, indo desde as tradicionais fotos e vídeos até dados relacionados a trabalho.

Em meio a tudo isso, a possibilidade de perdas, também, é real. Quem nunca apagou um arquivo sem querer, ou intencionalmente, apenas para perceber que precisaria dele tempos depois? Felizmente, existem alguns caminhos para recuperar arquivos deletados do WhatsApp, desde que, claro, algumas circunstâncias sejam cumpridas.

Restaure o backup

Continua após a publicidade

O WhatsApp é capaz de salvar automaticamente o histórico de mensagens e também arquivos trocados pelo usuário, de acordo com o período de tempo configurado por ele. Por padrão, o mensageiro realiza esse armazenamento de forma semanal, mas também é possível fazer isso de forma diária, mensal ou também desativar o salvamento automático das informações.

Aqui, é importante citar que qualquer mudança também será registrada pelo backup, ou seja, se um arquivo for deletado por você ou quem o envio, a próxima atualização dos registros refletirá isso. Sendo assim, se você apagou um arquivo antes da realização de um novo salvamento, pode ser possível recuperar.

Para verificar a data do último backup, assim como as configurações de periodicidade, acesse as configurações do WhatsApp e, na opção “Conversas”, clique em “Backup de conversas”. As informações estarão disponíveis no topo, junto com opções de realizar o salvamento de forma imediata, as preferências do registro automático e também a possibilidade de incluir ou não os vídeos, de forma a reduzir o tamanho do arquivo resultante.

Continua após a publicidade

No iOS, os dados do WhatsApp são armazenados no iCloud, enquanto o Android utiliza o Google Drive para fazer isso. Caso a data do último registro seja anterior ao apagamento do arquivo que você procura, delete o mensageiro e instale novamente, realizando o processo de verificação de número e confirmando a restauração a partir do backup, que trará todas as conversas, imagens, vídeos e arquivos trocados até a data do salvamento. Antes de fazer isso, fique atento, já que você perderá tudo o que tiver sido enviado dali em diante.

Explore as pastas (apenas Android)

Os arquivos trocados entre os usuários do WhatsApp ficam armazenados em uma pasta do sistema operacional, na memória do dispositivo. Principalmente se você tiver o download automático de dados ativado para as suas conversas, é possível que tais informações ainda estejam disponíveis, mesmo que o remetente original as tenha deletado.

Continua após a publicidade

Para fazer isso, baixe um gerenciador de arquivos para Android — nomes como Astro ou ES File Explorer são boas opções — e acesse o Armazenamento Interno do sistema operacional. Depois, procure a pasta WhatsApp e, na sequência, Media, onde devem estar armazenados os dados. Procure na pasta correspondente, entre figurinhas (stickers), imagens, vídeos, documentos e até áudios para, possivelmente, recuperar o que precisa.

Peça por favor

O último passo pode não ser desejável em alguns casos, mas em muitas situações, pode ser a única alternativa para recuperar um arquivo apagado do WhatsApp. Explique a situação, fale com o seu contato e solicite o envio dos dados novamente, se certificando de que, desta vez, eles sejam armazenados em um lugar seguro.