Como fazer multiplicação no Excel

Como fazer multiplicação no Excel

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Janeiro de 2021 às 15h30
Matheus Bigogno/Canaltech

O Excel é uma plataforma desenvolvida pela Microsoft que oferece diversos recursos e ferramentas para seus usuários. Uma delas é a de auxiliar nas contas matemáticas, como multiplicação, por exemplo.

Além de poder fazer a conta manualmente dentro de uma célula, o editor de planilhas também conta com as funções MULT e SOMARPRODUTO, que podem facilitar o processo. Confira abaixo o passo a passo para utilizá-las!

Como fazer multiplicação no Excel manualmente

Passo 1: para fazer uma multiplicação simples no Excel, basta apenas que você digite uma fórmula dentro de uma célula, utilizando os números. Para este exemplo, usamos 10 e 10, portanto, o que deve ser inserido na célula é “=10*10”.

Insira uma fórmula contendo multiplicação na célula (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: você também pode multiplicar duas ou mais células utilizando o mesmo princípio, basta apenas inserir a função com o nome de cada célula. Desta maneira, o resultado ficará “=C5*D5”.

Utilize duas ou mais células para fazer a multiplicação no Excel (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Ao finalizar qualquer um dos passos anteriores, aperte “Enter” (Windows) ou “Return” (MacOS) para que o resultado da fórmula seja calculado.

Como fazer multiplicação no Excel usando funções

Passo 1: através da função MULT do Excel, você pode multiplicar dois ou mais valores. Neste caso, utilizamos “=MULT(C6;D6)”.

Utilize a função MULT para multiplicar dois ou mais valores (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: para multiplicar um intervalo específico, você também pode utilizar a função “MULT(célula inicial:célula final)”. Partindo dessa premissa, a função “=MULT(C6:E6)” irá multiplicar os valores 2, 30 e 30 da tabela.

Utilize a função MULT para multpilicar um intervalo específico (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: também é possível utilizar a função para multiplicar intervalos por números ou células. Assim, o resultado fica “=MULT(C6:E6;2)”.

Você também pode utilizar a função MULT para multiplicar intervalos por números ou células (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: uma função que pode ser bastante útil em multiplicações é a SOMARPRODUTO, que calcula a soma entre multiplicações. Para a nossa tabela, basta apenas inserir a fórmula “SOMARPRODUTO(C4:C6;D4:D6)”.

Utilize a função SOMARPRODUTO para calcular a soma de multiplicações (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Assim, o cálculo realizado pela conta será C4*D4 + C5*D5 + C6*D6, resultando no valor 1.400.

Pronto! Agora você pode fazer multiplicação no Excel de vários jeitos diferentes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.