Aprenda como editar arquivos em PDF

Por Redação

Arquivos que são salvos em formato PDF são geralmente o tipo de material que não deve ser editado, mantendo assim toda a sua integridade, e também para garantir a compatibilidade entre sistemas operacionais, mantendo a mesma aparência para todos os usuários, independente de usarem desktop ou dispositivos móveis.

Então, é importante saber criar e modificar textos salvos no formato PDF, já que nem sempre se tem o arquivo original. Para isso, existem várias alternativas. Se você precisa editar um arquivo em PDF, confira alguns aplicativos específicos disponíveis para Mac OS X, Windows 10 e versões anteriores.

Adobe Acrobat

pdf

O Adobe Acrobat é um dos mais famosos aplicativos usados para editar arquivos em PDF e é o programa oficial da Adobe para criação, edição e conversão de documentos em PDF. Ele está disponível em versões para Windows e Mac e é muito simples e prático de se usar. Com uma interface bem moderna e opções de fácil acesso, o usuário pode gerenciar, organizar e mesclar vários documentos de texto em um PDF para deixar a leitura mais agradável. É possível também proteger arquivos PDF com senha.

Há um submenu contendo todos os recursos do programa. Entre eles estão as opções de criação, combinação, edição e adição de arquivos multimídia em seu documento PDF, que terão o mesmo visual do documento original. Ele também converte documentos de Power Point, Word e Excel em PDF. Basta clicar sobre a opção "Create PDF" para escolher qual documento deseja converter e depois clicar sobre "Create" para alterar o formato.

O Adobe Acrobat ainda permite que um ou mais usuários façam anotações e comentários no mesmo documento, e todos que escreverem terão os comentários rastreados e poderão visualizar as modificações feitas.

Microsoft Word

pdf

Um outro programa bastante conhecido e mais comum que pode ser usado para fazer edições em arquivos PDF é o Microsoft Word, que altera arquivos de forma intuitiva e bem simples. Disponível para Windows, Mac, Android e iOS, é o mais popular software usado em todo o mundo e preferido pelos brasileiros. Ele é acessível tanto online, através da nuvem, como também em uma versão dentro do pacote Office. O programa é um dos recursos mais poderosos para se trabalhar com textos. Com ele você poderá editar documentos simples com imagens, links, gráficos, tabelas e outros elementos.

Foxit Reader

pdf

Conhecido por ser mais leve e rápido que os concorrentes, o Foxit Reader é uma alternativa disponível para Windows, Mac, Android e Linux. O software é totalmente gratuito, com suporte para várias línguas e foi desenvolvido para visualizar e manipular documentos em PDF de uma maneira bastante simples e prática. Ele possui ferramentas que permitem a adição de desenhos e links ao texto em PDF.

Com uma interface semelhante com os aplicativos do Office 2007, o Foxit Reader é um dos melhores leitores de PDF, não só pelo seu visual objetivo e agradável, mas também pelos vários recursos que oferece e possui ainda uma estrutura mais leve que permite o carregamento dos arquivos de maneira muito mais rápida.

PDFescape

pdf

O PDFescape é um site para quem precisa editar um arquivo em PDF mas não pode ou não deseja utilizar uma das alternativas citadas acima. Ele é compatível com a maior parte dos navegadores usados hoje em dia, como o Google Chrome, o Mozila Firefox e o Safari, e permite a edição de arquivos sem a necessidade de instalar novos aplicativos no seu computador, além de ser gratuito.

Com o editor online PDFescape o usuário poderá ler, editar arquivos, completar formulários em PDF, adicionar textos, gráficos, links e até mesmo novo campos nos formulários. O serviço online disponibiliza várias funções para que você trabalhe com o PDF de forma bastante fácil e rápida. Nele, basta faz o upload de arquivos do seu computador ou abrir documentos que você encontra na internet, imprimi-los, enviá-los por email e compartilhá-los facilmente com seus amigos, enviando um link para que eles visualizem o documento sem precisar instalar nenhum programa no computador.

Para os usuários do navegador Firefox, o PDFescape também conta com uma extensão que permite que um PDF seja aberto diretamente no site toda vez que o usuário clicar num link para visualizar os arquivos.

O PDFescape abre arquivos de no máximo 10 MB e de até 100 páginas. Para contar com todos os principais recursos do aplicativo online, é recomendado ao usuário fazer um cadastro gratuitamente. Porém, caso deseje se tornar um usuário Premium e contar com recursos adicionais, é necessário pagar uma taxa única de US$10.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.