Como criar uma caixa de seleção no Google Planilhas

Como criar uma caixa de seleção no Google Planilhas

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 25 de Junho de 2021 às 13h40
Matheus Bigogno/Canaltech

O Drive, plataforma de armazenamento em nuvem do Google, oferece para seus usuários uma série de ferramentas de edição de arquivos de texto, apresentação de slides e planilhas. De forma similar ao Excel, o Google Planilhas também permite que você crie uma caixa de seleção dentro das células.

Este recurso pode ser bastante interessante para aqueles que queiram criar planilhas que possuam opções de escolha mais padronizadas. Se esse é o seu intuito, saiba que o procedimento é bastante rápido, prático, e ainda permite a criação de caixas de seleção com valores personalizados. Confira abaixo o passo a passo!

Como criar uma caixa de seleção no Google Planilhas

Passo 1: abra um arquivo no Google Planilhas e selecione uma célula ou intervalo onde você quer inserir uma caixa de seleção.

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Abra um arquivo do Google Planilha e selecione onde você quer inserir as caixas de seleção (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: clique em “Inserir” no menu superior e, em seguida, selecione o item “Caixa de seleção”.

Clique em "Inserir" e, depois, em "Caixa de seleção" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: feito isso, você já poderá utilizá-las e marcá-las conforme as suas necessidades.

Feito isso, você já poderá utilizá-las de acordo com a sua necessidade (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como criar uma caixa de seleção com valores personalizados

Passo 1: abra um arquivo no Google Planilhas e selecione uma célula ou intervalo onde você quer inserir as caixas de seleção.

Abra um arquivo do Google Planilhas e selecione uma célula ou intervalo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: clique em “Dados” no menu superior e, em seguida, selecione o item “Validação de dados”.

Clique em "Dados" e, depois, em "Validação de dados" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: na janela aberta em seguida, localize o item “Critérios” e altere “Lista de um intervalo” para “Caixa de seleção”.

Troque para "Caixa de seleção" o item "Criterios" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: em seguida, marque a opção “Usar valores personalizados nas células” e insira novos valores nos campos. Finalizados os ajustes, clique em “Salvar”.

Em seguida, marque a opção indicada e adicione os novos valores (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: agora, em vez de “Verdadeiro” ou “Falso”, a caixa de seleção assumirá os valores que você escolheu.

Em vez de "Verdadeiro" e "Falso", a caixa de seleção irá exibir o valor que você escolheu (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode criar uma caixa de seleção nas suas tabelas do Google Planilhas.

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