Como compartilhar pastas e arquivos no Google Drive

Como compartilhar pastas e arquivos no Google Drive

Por Matheus Bigogno Costa | 03 de Setembro de 2020 às 13h50
Canaltech (Captura de tela)

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem que oferece diversos recursos para que os usuários possam armazenar seus arquivos em pastas, sem precisarem se preocupar com espaço físico no HD.

E um ponto bastante positivo da plataforma é a possibilidade de compartilhar este conteúdo armazenado com outros usuários. O procedimento é rápido, prático, e permite que você configure quem pode visualizar e até mesmo quem pode editar o arquivo compartilhado.

Confira abaixo o passo a passo para compartilhar suas pastas e arquivos do Google Drive!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como compartilhar pastas e arquivos no Google Drive

Passo 1: abra o site do Google Drive e localize a pasta ou arquivo que você quer compartilhar.

Abra o Google Drive e localize a pasta ou arquivo que você quer compartilhar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: clique com o botão direito do mouse em cima dele e, com o menu aberto, clique em “Compartilhar”.

Clique com o botão direito do mouse em cima dele e, com o menu aberto, clique em "Compartilhar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: na pop-up aberta, você pode inserir o endereço de e-mail de todas as pessoas com quem você quer compartilhar aquele arquivo. Aperte a tecla “Enter” para inserir o e-mail.

Insira o endereço de e-mail de todos os contatos com quem você quer compartilhar o conteúdo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: ajuste se estes contatos vão poder apenas ler, ou editar o arquivo. Finalizados os ajustes, clique em “Enviar.”

Selecione as opções "Leitor" ou "Editor" e clique em "Enviar" ao finalizar os ajustes (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: mas, caso você queira copiar o link para enviar para outros contatos, acesse a opção “Mudar para qualquer pessoa com o link” na seção “Copiar link”.

De volta à seção "Copiar link", clique em "Mudar para qualquer pessoa com link" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: mantenha a opção “Qualquer pessoa com o link” marcada. Caso queira retirar esta permissão dos usuários, marque o item “Restrito”.

Em seguida, mantenha a opção "Qualquer pessoa com o link" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 7: em seguida, configure se os usuários vão poder apenas ler ou editar os arquivos.

Escolha a opção "Leitor" ou "Editor" para que usuário possa apenas ler ou editar o conteúdo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 8: clique em “Copiar link” para poder enviá-lo para outros usuários e, finalizados os ajustes de permissão, clique em “Concluído”.

Clique em "Copiar link" para enviá-lo para outros contatos e clique em "Concluído" quando finalizar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode compartilhar suas pastas e arquivos do Google Drive com outros usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.