Como compartilhar fotos sem Internet no Android e iOS

Como compartilhar fotos sem Internet no Android e iOS

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Setembro de 2021 às 08h00
(Imagem: Reprodução/ Jonas Leupe/Unsplash)

Há alguns anos, antes das redes móveis se tornarem mais potentes e o Wi-Fi se tornar comum no cotidiano dos usuários, utilizava-se o Bluetooth para o compartilhamento de imagens, vídeos e músicas entre celulares. Essa prática (que, apesar de antiga, ainda é muito eficiente) perdeu o seu lugar para métodos que dependem do acesso à Internet. Mas, afinal, como compartilhar fotos sem Internet no Android e iOS?

Embora o uso do Bluetooth seja uma das opções mais óbvias, existem outras alternativas que você pode não conhecer: o Nearby Share, no Android e o AirDrop, no iOS. Ambas tecnologias são restritas a aparelhos do mesmo sistema operacional. Então, caso queira transferir arquivos entre diferentes plataformas, use o Bluetooth. Abaixo, veja como usar os dois métodos para enviar imagens para outros celulares quando estiver sem acesso à Internet.

Como compartilhar fotos sem Internet no Android e iOS

Com celular Android

O Nearby Share, ou “Compartilhamento por Proximidade”, é um recurso bastante novo, lançado em meados de 2020. Compatível com aparelhos com Android Marshmallow e posterior, essa tecnologia permite o compartilhamento instantâneo de mídias e links entre aparelhos com o mesmo sistema operacional.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os arquivos transferidos pelo Nearby Share, aliás, não têm sua qualidade reduzida. Há, contudo, uma limitação: o recurso funciona apenas com aparelhos que estejam em um raio de 30 metros de distância.

Passo 1: com o recurso habilitado no seu dispositivo, acesse a galeria e selecione uma imagem para transferir. Em seguida, toque na opção "Compartilhar por Proximidade" ou "Nearby Share".

O recurso no Android pode receber diferentes nomes, como "Quick Share". (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: a partir disso, o aparelho verificará se há outro celular Android com a funcionalidade ativa. Aguarde alguns minutos.

Caso esteja com dificuldades, clique em "Precisa de ajuda para compartilhar?". (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: em seguida, toque sobre o aparelho com o qual deseja compartilhar fotos.

Para compartilhar fotos sem Internet no Android, selecione o dispositivo. (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: para concluir o envio, é preciso que a transferência seja autorizada no celular destinatário.

Espere que o usuário conceda a autorização necessária para o envio. (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: assim que a autorização for concedida, o seu aparelho enviará as fotos, vídeos e outros arquivos selecionados. Por fim, você verá um aviso de que o processo foi finalizado. Para sair da tela, clique em "Concluído".

E clique em "Concluído". (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Com celular iOS

O AirDrop, por sua vez, está disponível há mais de uma década e, como você pode imaginar, funciona de modo semelhante ao recurso do sistema operacional vizinho. Isso significa que a qualidade das mídias enviadas também não é afetada. Confira, a seguir, como utilizá-lo.

Passo 1: caso você tenha um iPhone, acesse a Central de Controle. Para tanto, arraste a tela para cima. Toque sobre o botão de Bluetooth para ativá-lo e, depois, pressione a aba na qual ele está posicionado.

Acesse a Central de Controle do iPhone. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: com essa ação, você verá outras opções de conexão. No final da tela, selecione "AirDrop".

Abra as opções de conexão do celular. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: permita que a conexão seja feita com qualquer aparelho da plataforma iOS através da opção "Todos".

Altere as opções de compartilhamento do AirDrop. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: uma vez que o Bluetooth e o AirDrop estiverem habilitados, acesse a galeria do celular e escolha as fotos que deseja compartilhar. Agora, clique no ícone de compartilhamento, localizado no canto inferior esquerdo.

Agora, clique no botão de compartilhamento de uma imagem da sua galeria. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: caso queria, adicione mais mídias tocando sobre as imagens exibidas na tela. Em seguida, clique no botão "AirDrop".

O AirDrop será exibido ao lado de outros aplicativos para os quais você pode enviar os arquivos. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 6: o celular buscará outros celulares com o recurso ativado, que serão exibidos na próxima tela. Para compartilhar os arquivos, basta clicar sobre o aparelho destinatário. Aliás, vale destacar que, para que os dispositivos apareçam na varredura, eles precisam estar com o Bluetooth e o AirDrop ativos.

Espere o aparelho concluir a varredura e selecione o celular de destino. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como compartilhar fotos sem Internet no Android e iOS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.