Como ativar o microfone do celular | Solução de erros
Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 11 de Julho de 2022 às 11h00
Caso tenha problemas para enviar áudios ou fazer ligações, é importante descobrir como ativar o microfone do celular em diferentes maneiras. Em algumas situações, é possível solucionar problemas de captação com ajustes no sistema ou uma limpeza básica no seu aparelho.
Os aplicativos do seu celular precisam de permissão para usar o microfone. Ao liberar o acesso ao recurso, ele deve funcionar normalmente. Por outro lado, ao encontrar algum problema, vale a pena tentar algumas possíveis soluções para os erros. Confira o que fazer!
1. Libere o acesso ao microfone
Como já foi mencionado anteriormente, os aplicativos só conseguem usar o microfone caso o usuário permita o acesso. Em alguns casos, isso pode ser desativado e é necessário reverter o processo nas configurações. É recomendável conferir se o app tem essa permissão antes de avançar para outras tentativas de solução.
No Android, abra as configurações, acesse a tela “Aplicativos”, toque no ícone com três pontos e selecione “Gerenciar permissões”. Em seguida, escolha o microfone e ative a permissão para um app em específico.
No iOS, abra o app Ajustes e selecione a aba “Privacidade”. Na sequência, toque em “Microfone” e confira a lista completa de apps com acesso a esse recurso. Toque nas chaves para habilitar ou desabilitar.
2. Confirme se o microfone não está silenciado
Aplicativos como o WhatsApp, Meet, Discord e outros comunicadores incluem um ícone para silenciar o seu microfone durante uma chamada. É provável que esse botão seja ativado por acidente com um toque na tela e, de uma hora para outra, você não consiga mais conversar.
Nesse caso, vale a pena verificar se o microfone está desativado na ligação. Com um simples toque no mesmo ícone, você poderá conversar normalmente.
3. Reinicie o aparelho
Caso as primeiras tentativas não tenham resolvido o problema de ativar o microfone, reiniciar o dispositivo é uma opção. Ao reiniciar, vários processos são interrompidos, e há a chance de corrigir possíveis problemas envolvendo microfone, câmera, conexões e outros recursos do celular.
4. Limpe a entrada e reconecte o fone de ouvido
O problema também pode estar na parte externa do seu aparelho. Verifique se a entrada do microfone, na parte inferior do celular, não está obstruída. Com a ajuda de uma escova ou pano, é possível remover sujeiras.
Além disso, se você utiliza o microfone de seu fone de ouvido, é recomendável conferir se a entrada não possui mal contato. Retire e coloque o fone novamente para testar o microfone.
5. Faça um diagnóstico no celular
O microfone continua com problemas? Antes de recorrer à assistência técnica, uma última tentativa: realizar um diagnóstico no seu aparelho. Isso pode ser feito com a ajuda de aplicativos que verificam o sistema. Com essas ferramentas, também é possível testar a recepção do microfone do seu aparelho e conferir se há algum problema mais grave.
Além disso, é possível usar os códigos de comando presentes no Android e no iOS. Na tela de discagem do aparelho, há a opção para acessar informações sobre o sistema e testar diversas opções.