Como acessar o iCloud usando um celular Android ou iOS

Por Bruno Salutes | 28 de Abril de 2020 às 10h30
apple

O iCloud é a plataforma para armazenamento em nuvem desenvolvida pela Apple. Seu modo de funcionamento é semelhante ao do Google Drive, embora a opção para Macs, iPhones e iPads seja melhor integrada e funcional.

Além de salvar arquivos, o iCloud funciona como um gerenciador de informações dos usuários, pois é este serviço o responsável por manter chats do WhatsApp, histórico de navegação no Safari, senhas, contatos, calendários, dados de pagamento e outras informações importantes sincronizadas em múltiplos aparelhos, sejam eles com iOS, iPadOS ou MacOS.

A Apple permite que o iCloud seja acessado em um menu especial no iPhone e no Mac, mas é possível acessar a versão web que funciona em qualquer navegador de internet, até mesmo no Android. Quer saber como? Veja o tutorial a seguir.

Como acessar o iCloud.com no celular Android

Não existe outra forma de acessar o iCloud pelo Android que não seja através do Google Chrome, o navegador que já tem instalado de fábrica neste sistema. É claro que você pode usar outros navegadores para isso, como o Edge, o Firefox, o Opera ou o Samsung Internet.

Para isso, faça o seguinte.

Passo 1: abra o navegador de internet do seu celular Android. Para este tutorial estamos utilizando o Google Chrome. Se o seu navegador for compatível com o site icloud.com, você irá ver essa tela:

Tela de login do iCloud.com no celular / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 2: nela, coloque sua credencial de usuário Apple, o seu Apple ID. O e-mail e a senha é o mesmo que você utiliza em outros produtos da empresa que você possui, ou usa para fazer compras na App Store, ou Mac App Store.

Insira o código para continuar com o login no iCloud / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 3: se o usuário que você está usando para o login estiver ativo em outro dispositivo Apple, uma senha para autorização do acesso será enviada para o mesmo. Caso contrário, esse código chegará por SMS. Lembre-se de marcar a opção "confiar neste navegador" quando ela aparecer.

Opte por "Confiar" para acessar o iCloud / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 4: depois de fazer a confirmação com o código, você verá uma segunda tela com os aplicativos da suíte iCloud. Entre eles há o calendário, fotos (que abriga imagens e vídeos que estão sincronizadas entre aparelhos), lembretes e o Buscar iPhone (que você pode usar na web para rastrear e encontrar seu iPhone perdido).

Esses são os principais serviços do iCloud no navegador Android / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 5: para ver todas as opções que o iCloud oferece, como o e-mail, a suíte de aplicativos iWork, o Amigos e o iCloud Drive (serviço semelhante ao Google Drive), será necessário ativar a versão para computador, que fará com que o site se comporte no celular como é exibido no PC.

Use a "Versão para computador" para ver mais opções do iCloud / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 6: com o iCloud.com aberto, clique no ícone de três pontos empilhados no canto superior direito do Chrome e escolha "versão para computador". Pronto! Você verá outras opções de aplicativos que o serviço oferece.

Mais opções do iCloud.com no navegador do seu Android / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Como acessar o iCloud.com no celular iOS

Em qualquer iPhone ou iPod, você pode acessar o iCloud.com da mesma forma como fizemos na seção acima para Android. Veja como:

Passo 1: abra o Safari e vá até o icloud.com.

Passo 2: por se tratar de um produto Apple, o navegador irá sugerir o login de usuário que pode ser usado na tela. Confirme usando sua biometria ou Face ID para acessar o site.

Iniciando a seção no iCloud.com pelo navegador Safari / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

Passo 3: não será necessário inserir o código de segurança quando o site do iCloud é acessado por um celular com iOS. Contudo, diferente do Android, a opção de "versão para computador" não exibe mais opções além dos serviços básicos.

Serviços do iCloud.com no navegador Safari / Captura de tela: Bruno Salutes (Canaltech)

E aí, como você acessa o seu iCloud? Você usa a plataforma da Apple ou prefere os concorrentes, como Dropbox ou Google Drive?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.