ChatGPT Atlas terá adblocker e perfis em breve, antecipa OpenAI
Por Bruno De Blasi |

O ChatGPT Atlas chegou recentemente, e já tem uma lista de novos recursos que serão levados ao app em breve. É o que conta o líder de produto do navegador da OpenAI, Adam Fry, em uma publicação feita no X nesta quinta-feira (23).
- ChatGPT Atlas é o rival do Chrome com IA que interage com sites por você
- ChatGPT no WhatsApp chegará ao fim em breve; entenda o caso
Fry, que também é responsável pelo Search e Pulse, explica que a empresa recebeu uma série de feedbacks desde a estreia do browser com IA. Diante das observações, ele apresentou uma série de complementos que chegarão “nas próximas semanas”.
Entre eles, um bloqueador de anúncios, o suporte a perfis e a introdução de grupos de abas, recursos presentes na maior parte dos navegadores da atualidade. Além disso, haverá uma nova visualização de favoritos e melhorias para se conectar a redes Wi-Fi públicas que solicitam login para liberar o acesso à Internet.
A integração do ChatGPT, por sua vez, terá uma opção para selecionar o modelo e utilizar os projetos do chatbot, entre outros ajustes. Demais melhorias ficam pelas otimizações na interface e desempenho tanto do browser quanto do assistente de IA.
Reforço no modo de voz para celulares
Além da atualização no novo navegador, a OpenAI pretende reforçar o modo de voz no Android. É o que mostra uma análise feita pelo Android Authority com colaboração do desenvolvedor AssembleDebug, que encontrou rastros da mudança nos arquivos internos do app nesta quinta.
O portal indica que a plataforma o recurso vai oferecer mais detalhes visuais da conversa durante o papo. Por exemplo, ao perguntar a temperatura do dia e se vai chover, uma lista com a previsão do tempo será apresentada na tela do celular junto com o retorno em áudio.
Atualmente, o modo de voz mostra apenas a transcrição da fala durante o uso. Para visualizar os demais detalhes, é preciso encerrar chat ao vivo.
A mudança deu as caras na versão 1.2025.294 do app para Android, mas ainda não está disponível aos usuários. Também não há previsão de lançamento da novidade.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Quando o Chrome com Gemini integrado chega ao Brasil?
- Microsoft Edge sugere ‘experimentar o Copilot’ ao acessar o ChatGPT e outras IAs
- EUA recebeu 200 reclamações sobre ChatGPT: delírios, paranoia e crise espiritual
VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta