Publicidade

Bloco de Notas do Windows fica com cara de Word após novas mudanças

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Bloco de Notas ganhou uma atualização na versão estável do Windows para trazer recursos de formatação e markdown (linguagem de marcação mais simples). Com as mudanças, o app deixa de ser uma opção simples e fica mais próximo de editores de texto como o Word — ou o extinto WordPad.

A novidade permite editar textos em negrito ou itálico, adicionar hiperlinks e até configurar uma estrutura com títulos e intertítulos. Vale ressaltar que o software da Microsoft também foi integrado à IA do Copilot recentemente para analisar, revisar e sugerir textos. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

App deixa de ser opção básica

Presente desde o Windows 1.0, de 1985, o Bloco de Notas sempre foi conhecido pelo minimalismo: só tinha uma fonte, não trazia opções de formatação e era uma alternativa pra textos rápidos ou documentações, sem tanto foco na edição.

O Bloco de Notas “encorpado” pode dividir opiniões. No Reddit, por exemplo, existem comentários de pessoas que gostaram das novas adições, enquanto outros preferem a versão antiga, mais enxuta e direta ao ponto.

Sai WordPad, entra Bloco de Notas?

A virada de chave no Bloco de Notas começou próximo ao término do WordPad, quando a Microsoft começou a testar a IA do Copilot no aplicativo em janeiro do ano passado. 

Com as novas funções, o fim do WordPad passou a ter mais sentido, visto que o app de anotações pode funcionar como uma alternativa ao Word (que é pago) para edições de texto mais rápidas pelo Windows.

O software ainda conta com salvamento automático dos arquivos, então pode ser uma opção além dos editores disponíveis via navegador, como o próprio Word ou o Documentos do Google.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?