Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do Google Lens no Chrome traz mais produtividade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2022 às 17h10

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O Google Lens acaba de trazer uma mudança para o Chrome. Agora, os resultados da busca de imagens pelo recurso são mostrados na mesma página em forma de guia ao invés de direcionar o usuário para uma nova página — o que pode impactar a produtividade durante a pesquisa.

Antes da mudança, ao usar o Lens em uma imagem qualquer na web, o navegador direcionava o usuário para uma nova guia. Com a atualização, as pesquisas feitas com o recurso são mostradas em um painel à direita da mesma página.

Vale lembrar que caso haja a necessidade de encontrar a origem da imagem escolhida, o usuário deve clicar no botão "encontrar fonte da imagem" localizado acima da figura em questão e o Chrome abrirá uma nova guia que o direcionará para a fonte.

Continua após a publicidade

Além da opção de localizar a fonte da imagem, o recurso também conta com as opções de pesquisar, mostrar o texto e traduzir o resultado da pesquisa pelo Lens, além de mostrar imagens semelhantes na parte inferior da figura pesquisada.

"A mudança faz parte de nosso esforço mais amplo para ajudar as pessoas a pesquisar e acessar informações de maneiras mais naturais e intuitivas", disse o Google sobre a novidade.

A mudança é baseada em uma atualização que começou a ser lançada com o Chrome 100 para os melhores Chromebooks, Windows e computadores macOS. A atualização trouxe alguns dos melhores recursos do Google Lens do celular para o desktop, assim é possível usar todas as opções de pesquisa mencionadas acima.

Continua após a publicidade

O Google Lens já existe nos celulares desde 2017 e pode ser acessado pelos aplicativos do Google no iOS ou pelo aplicativo de câmera padrão em alguns telefones Android. Porém, ele é bastante recente no desktop, pois foi introduzido por meio do Chrome somente no ano passado.

Para utilizar a ferramenta de reconhecimento de imagem do Google no Chrome para a web, basta clicar no botão direito do mouse em uma figura e selecionar a opção "Pesquisar com o Lens". Para mais informações sobre o recurso, acesse a página de suporte.