Publicidade

Google Lens é atualizado com integração com Maps e pesquisa ainda mais refinada

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2022 às 18h40

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

No Google I/O aberto nesta quarta (11), poderosas ferramentas foram anunciadas para o Google Lens. Focadas especialmente no multisearch, função que combina imagem e texto para tornar pesquisas ainda mais eficientes, as novidades tornam a busca mais íntima e útil para o dia a dia, entregando resultados próximos da localização do usuário.

O recurso é útil principalmente quando a pesquisa tenta encontrar produtos e serviços— peças para algo quebrado pela casa, roupas, eletrodomésticos e até pratos específicos de restaurantes. Para acionar a função, é só fazer uma pesquisa com o Lens (com imagem e texto) e adicionar a frase “perto de mim” (do inglês, “near me”) para conferir resultados próximos da localização atual.

Continua após a publicidade

Segundo o Google, para que a busca baseada em localização aconteça, são escaneadas milhares de fotos presentes pela internet e aquelas anexadas por avaliadores no Maps. Aqueles resultados que mais se aproximarem do que foi fotografado são considerados mais relevantes, daí são exibidos no app para que o usuário decida para onde ir.

Ctrl + F da vida real

Outra importantíssima adição foi o Scene Exploration, uma espécie de Google Lens superpoderoso. A ferramenta permite que as lentes inteligentes da Gigante de Mountain View visualizem uma imagem inteira, em vez de objetos específicos, e mostrem resultados relevantes com base no contexto.

Continua após a publicidade

Um dos exemplos mencionados pelo Google seria a ida a um supermercado. O Scene Exploration permitiria conferir, só com a câmera do celular, informações e detalhes acerca de uma prateleira de produtos inteira. Na demonstração, foram usados diferentes tipos de chocolates, cujas avaliações e detalhes da composição foram destacados no app só com uma foto.

“É como ter um Ctrl + F superpoderoso para [pesquisar] o mundo ao redor de você”, disse o vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan.

Este mesmo recurso caberia para situações mais delicadas, como idas à farmácia, ou em vitrines disponíveis em shoppings. Antes, para ver informações sobre produtos pelo Lens, era necessário passar cada um deles no app — processo nada ágil ou prático quando há uma grande variedade de opções. Para o futuro, o Google promete ainda mais utilidades para a ferramenta.

Chega ao Brasil?

Continua após a publicidade

A disponibilidade, porém, é bem limitada: segundo o Google, o Lens reforçado com Scene Exploration suportará somente buscas em inglês feitas nos Estados Unidos. A empresa promete ampliar o recurso com o tempo, mas visto que a função requer colaboração de toda a comunidade, deve levar algum tempo até que ela chegue ao Brasil.