Publicidade

Android para PCs? Google apresenta prévia e CEO da Qualcomm diz que é 'incrível'

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Google prepara uma solução para levar o sistema Android e os recursos de IA da plataforma para computadores. Uma prévia foi apresentada para o CEO da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon, que achou a ideia “incrível”.

A novidade foi compartilhada pelo Vice-Presidente Sênior de Dispositivos e Serviços do Google, Rick Osterloh, em conversa com Amon durante o Snapdragon Summit. 

Osterloh destacou um projeto da Gigante de Mountain View para combinar “uma fundação técnica em comum para produtos nos PCs e sistemas de computação para desktop”. Na apresentação, o executivo mencionou que a empresa sempre trabalhou com sistemas muito diferentes entre PCs e celulares.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mesmo sem trazer muitos detalhes, o executivo do Google revelou os planos de criar uma estrutura para levar todo o conjunto de ferramentas de IA para computadores. 

“Esta é outra maneira de aproveitarmos todo o excelente trabalho que fazemos com nosso serviço de IA, trazendo modelos do Gemini, assistente, todos os nossos aplicativos e a comunidade de desenvolvedores para o domínio do PC. Acho que é outra maneira pela qual o Android poderá atender a todos nas categorias de computação”, afirmou.

CEO da Qualcomm elogiou

Cristiano Amon teve acesso a uma amostra do novo projeto do Google e gostou do que viu. “É incrível. Entrega a visão de convergência entre celular e PC, mal posso esperar para ter um”.

O que é o ‘Android para PC’?

O Google não anunciou oficialmente o projeto mencionado no evento, mas é bem provável que se trate da junção do Android com o sistema Chrome OS. A fusão foi mencionada em julho pelo presidente de Ecossistema Android da empresa, Sameer Samat, durante entrevista.

Na época, Samat não trouxe prazo ou algum outro detalhe, apenas confirmou que a migração. 

Continua após a publicidade

É provável que o Google padronize o sistema como um caminho para fortalecer o ecossistema Android para mais dispositivos — vale lembrar que o Gemini foi levado a celulares, tablets, relógios, TVs e até carros, mas ainda não tem uma solução nativa nos PCs.

Leia também:

VÍDEO: "Por que ninguém fala do fechamento do Android? (...)"

Continua após a publicidade