Altere tons específicos de suas fotos com o "Cor Seletiva" do Photoshop

Algumas fotos apresentam muita intensidade de cor numa única faixa tonal, como uma imagem muito avermelhada ou azulada. Uma das alternativas para corrigir problemas deste tipo é utilizar o ajuste de "Níveis", ou então copiar as cores de uma outra fotografia que ficou com boas cores utilizando a "Correspondência de Cor".

Mas o Photoshop possui um outro recurso que facilita a edição de fotos que apresentam algum tipo de predominância: o "Cor Seletiva". Aprendar a utilizá-lo seguindo o nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Cor Seletiva

A imagem escolhida possui uma grande gama de cores, permitindo visualizar mais facilmente as alterações que serão feitas no tutorial.

Passo 2: acesse o recurso "Cor Seletiva"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de "Cor Seletiva" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Cor Seletiva..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Selective Color..., se você utilizar a versão em inglês). Este comando não possui atalho de teclado.

Menu Cor Seletiva

Selecionando o comando de menu "Cor Seletiva..." em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: ajuste as cores selecionadas da imagem

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Cor Seletiva".

Diálogo Cor Seletiva

Caixa de diálogo "Cor Seletiva".

Nesta janela será possível ajustar as cores da imagem baseando-se nas diferentes faixas de cor através das seguintes opções:

  • "Cores"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Colors, em inglês): diz respeito à faixa de cor em que a alteração será aplicada. Vermelhos, Verdes, Amarelos, Brancos, Neutros... São várias as opções de tom que podem ser selecionadas;
  • "Ciano"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Cyan, em inglês): permite controlar a incidência da cor ciano (azul piscina) na faixa de cor selecionada. Este controle pode ser feito por números ou movendo o indicador deslizante;
  • "Magenta"
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Magenta, em inglês): permite controlar a incidência da cor magenta (rosa) na faixa de cor selecionada. Este controle pode ser feito por números ou movendo o indicador deslizante;
  • "Amarelo"
    Tutorial Símbolo 4
    (ou Yellow, em inglês): permite controlar a incidência da cor amarela na faixa de cor selecionada. Este controle pode ser feito por números ou movendo o indicador deslizante;
  • "Preto"
    Tutorial Símbolo 5
    (ou Black, em inglês): permite controlar a incidência do preto na faixa de cor selecionada. Este controle pode ser feito por números ou ou movendo o indicador deslizante;
  • "Método"
    Tutorial Símbolo 6
    (ou Method, em inglês): geralmente faz pouca diferença nos resultados. A configuração padrão, "Relativo", altera a quantidade de uma cor pela porcentagem do total. A configuração "Absoluto" ajusta a cor em valores absolutos. Por exemplo, se você começar com uma cor que é de 20% ciano e adicionar 20% ciano, então o seu valor final será de 40% ciano com o método absoluto. Se você escolheu "Relativa" e acrescentou 20% ciano, seu total seria de 24%, porque 20% de 20 é 4;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 7
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.
  • "Predefinição"
    Tutorial Símbolo 8
    (ou Preset, em inglês): são as configurações salvas para utilização futura. Ao lado da caixa de seleção de predefinições, é possível salvar, carregar e excluir predefinições no botão de roda dentada.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Cor Seletiva" e aplicar o ajuste. No exemplo, obtivemos resultados como estes:

Resultado Cor Seletiva 1

Neste exemplo, os amarelos foram reduzidos para dar mais espaço ao vermelho.

Resultado Cor Seletiva 2

Neste exemplo, os verdes foram reduzidos para dar mais espaço ao azul.

Resultado Cor Seletiva 3

Neste exemplo, os vermelhos foram reduzidos para dar mais espaço ao magenta.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.