Melhore tons e luminosidade de suas fotos com os Níveis (Levels) do Photoshop

Por Sérgio Estrella

Nos tempos da fotografia analógica, quando os porta-retratos reinavam, era muito comum escolher e comprar os filmes pelo ISO, fator que indicava a sensibilidade dele à luz. Hoje o termo caiu em desuso pois a grande maioria das câmeras digitais possui ISO (ou seja, modo de iluminação) automático. Por isso, algumas vezes a foto pode ficar superexposta (com tons claros estourados) ou muito escura e sem contraste. Para corrigir esse tipo de problema, o Photoshop possui uma ferramenta de ajuste chamada "Níveis" (Levels, em inglês).

Mesmo fotos profissionais, com exposiçao perfeita, podem ter seus tons melhorados com pequenos ajustes em seus níveis. Trata-se de um simples e poderoso recurso utilizado tanto por fotógrafos experientes quanto por amadores. Para aprender a utilizar o ajuste de "Níveis", acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Níveis

A imagem escolhida para o tutorial possui problemas naturais de exposição e constraste, problema relativamente comum em fotos tiradas durante dias nublados.

Passo 2: acesse o recurso "níveis"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de "Níveis" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Níveis"
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Levels, se você utilizar a versão em inglês), que também pode ser executado pelo atalho "Ctrl + L" do seu teclado.

Menu Imagem Níveis

Selecionando o comando de menu "Níveis" em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: configure os níveis da imagem

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Níveis".

Caixa de Diálogo Níveis Photoshop

Caixa de diálogo "Níveis".

Nesta janela, será possível ajustar os níveis da imagem através das seguintes opções:

  • Canal
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Channel, em inglês): diz respeito ao canal de cor em que o ajuste será aplicado. Esta opção é usada quando apenas uma parte do espectro de cor precisar de ajuste. Por exemplo, numa imagem com balões vermelhos e azuis onde somente os vermelhos estiverem com baixo contraste. Para manter o ajuste em toda a imagem, deixe selecionada opção padrão (no exemplo, RGB).
  • Níveis de entrada (ou Input Levels, em inglês): aqui é possível visualizar o histograma da foto. O histograma demonstra como os pixels são distribuídos na imagem, criando um gráfico do número de pixels em cada nível de intensidade de cor. O histograma é dividido entre sombras
    Tutorial Símbolo 2
    (parte esquerda do histograma), tons médios
    Tutorial Símbolo 3
    (mostrados no meio) e tons claros
    Tutorial Símbolo 4
    (parte direita). Quanto mais pixels no lado esquerdo, mais escura a imagem, quanto mais pixels no lado direito, mais clara. Quanto mais pixels distribuídos igualmente durante todo o gráfico, menor o contraste. Com tempo e prática, torna-se fácil analisar as informações do histograma da imagem. Os controles de cada um dos 3 tons pode ser deslizado (ou alterado numericamente) para ajustar os tons e brilho da imagem. Ao cortar sombras, os pixels ficam pretos e perdem detalhes. Ao cortar tons claros, os pixels ficam brancos e sem detalhes. Veja alguns exemplos de ajuste de nível em cada um dos 3 tons:
Exemplos Níveis Photoshop

1ª: reduzindo tom claro. 2ª: aumentando sombras. 3ª: reduzindo meio tom.

  • Níveis de saída (ou Output Levels, em inglês): esta opção basicamente retira os tons da foto. Deslizar o controle de nível do tom claro
    Tutorial Símbolo 5
    para a esquerda faz com que a imagem toda fique mais escura, enquanto deslizar o controle de nível das sombras
    Tutorial Símbolo 6
    para a direita faz com que toda a imagem fique mais clara. Este controle é pouco utilizado, pois dá um efeito menos convincente comparado ao que podemos obter com o ajuste de "Brilho/Contraste" (Brightness/Contrast, em inglês) do Photoshop.
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 7
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.
  • Acima do "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 7
    é possível encontrar três diferentes conta-gotas, cada um relativo aos três tons que acabamos de abordar. Estas ferramentas tornam mais prática a definição dos níveis, pois permitem que o usuário clique no tom correspondente para definí-lo como ponto máximo do tom. Por exemplo, utilize o conta-gotas preto para definir o tom preto da imagem; repita o mesmo para o ponto cinza e o ponto braco. O Photoshop então ajustará automaticamente os controles deslizantes do histograma para corresponder ao que foi apontado pelo usuário com o conta-gotas.

Dica: sempre ajuste os controles deslizantes de nível das sombras e tons claros de modo a cortar os espaços do histograma que não estão sendo uitlizados por uma quantidade significativa de pixels.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Níveis" e aplicar o ajuste. Em nossa imagem de exemplo, o resultado foi este:

Resultado Níveis

À esquerda: antes da aplicação do ajuste. À direita: após a aplicação do ajuste.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Avançado: aprenda a aplicar "Níveis" por área

Nem sempre queremos que o ajuste de níveis seja aplicado em toda a imagem, pois em determinadas imagens apenas algumas partes precisam de correção no equilíbrio de tons. Felizmente o Photoshop permite que utilizemos o recurso em áreas específicas da imagem. Para isso, vamos utilizar a ferramenta "Pincel do Histórico".

Ferramenta Pincel do Histórico

Selecione a “Ferramenta Pincel do Histórico” Tutorial Símbolo 1 (ou History Brush Tool, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso ela não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a “Ferramenta Pincel História da Arte” (Art History Brush Tool, em inglês) até surgir o menu com mais ferramentas de histórico e então selecionar o Pincel do Histórico Tutorial Símbolo 2 no menu. Você também pode usar a tecla "Y" do teclado para ativar a ferramenta (ou alternar entre as ferramentas de histórico).

A "Ferramenta Pincel do Histórico" restaura a área pincelada para um estado anterior (ou posterior) da imagem. Por exemplo, se você utilizá-la em qualquer área, aquela área voltará para o estado que estava antes da aplicação do ajuste de níveis. Por padrão, essa ferramenta restaura para o estado em que a imagem estava ao ser aberta, mas é possível escolher exatamente para qual estado restaurar na janela "Histórico", disponível no canto superior direito da janela do Photoshop.

Paleta Histórico Photoshop

No local indicado, você encontrará o botão "Histórico" Tutorial Símbolo 1 (ou History, em inglês); clique nele para abrir a paleta correspondente. Esta janela lista as últimas ações realizadas na imagem. O símbolo do Pincel do Histórico Tutorial Símbolo 2indica o estado para o qual a "Ferramenta Pincel do Histórico" restaurará a imagem ao ser utilizada. Você poderá alterar o estado de origem clicando no pequeno quadrado Tutorial Símbolo 3 ao lado de cada ação realizada. O estado tanto pode ser uma ação anterior como uma ação que já foi desfeita e está após o estado atual. No exemplo, vamos desfazer a aplicação do ajuste de níveis clicando no estado anterior ao atual (ou pelo atalho "Ctrl + Z" do seu teclado). Então, defina a referência do pincel do histórico Tutorial Símbolo 3 para o estado da aplicação do "Níveis".

Opções Pincel do Histórico Photoshop

Agora que a origem do pincel do histórico foi definida, é preciso ajustar o tamanho do pincel. Para isso, utilize a barra de opções de ferramenta do Photoshop localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo. Aqui é possível personalizar a pincelada no "Seletor de Predefinições de Pincel" Tutorial Símbolo 1 (ou Brush Presets Selector, em inglês). Ao clicar nele, surgem duas opções: "Tamanho" Tutorial Símbolo 2 (ou Size, em inglês), que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza" Tutorial Símbolo 3 (ou Hardness, em inglês), que determina o esfumaçamento da pincelada. Além disso, temos a opção "Opacidade" Tutorial Símbolo 4, para os casos em que você desejar que a restauração não seja completa e sim um meio termo entre o original e o efeito.

Na imagem de exemplo, manteremos a opacidade em "100%". Para que a gradação entre a área com e sem o ajuste de níveis seja suave, a "Dureza" deve ser 0%. O tamanho deve ser definido de acordo com a resolução da sua imagem. Procure deixar o tamanho da pincelada 30% superior ao tamanho do elemento que você quer aplicar. No exemplo, o pincel foi definido neste tamanho e as pinceladas foram feitas desta forma:

Níveis Pincel do Histórico

Aplicando Níveis apenas em uma parte da imagem com o Pincel do Histórico.

Interessado em praticar mais com o Pincel do Histórico? Então não deixe de conferir nosso tutorial sobre o efeito Desfoque Radial e sua aplicação parcial utilizando a ferramenta.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.