Corrigindo as cores de suas fotos no Photoshop com o 'Equilíbrio de Cores'

Por Sérgio Estrella

Existem muitos fatores que podem alterar a composição de cor e luminosidade das fotografias, como a luz incidente na lente, o tipo de flash utilizado, ISO e software de processamento de imagem da câmera. Por isso, qualquer foto pode passar por uma correção de cores e a melhor ferramenta disponível no Photoshop para isso é o ajuste "Equilíbrio de Cores. Depois de obter uma coloração melhor, você poderá repassar as correções facilmente, com o ajuste "Corresponder Cor".

Neste tutorial vamos aprender a utilizar o ajuste de "Equilíbrio de cores". Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Equilíbro de Cores

A imagem escolhida para o tutorial possui desequilíbrio de cor, com tons amarelados que podem ser corrigidos pelo ajuste "Equilíbrio de cores".

Passo 2: acesse o recurso "Equilíbrio de cores"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de "Equilíbrio de cores" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Equilíbrio de cores..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Color Balance..., se você utilizar a versão em inglês), que também pode ser executado pelo atalho "Ctrl + B" do seu teclado.

Menu Equilíbrio de Cores

Selecionando o comando de menu "Equilíbrio de cores..." em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: ajuste as cores da imagem

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Equilíbrio de Cores".

Diálogo Equilíbrio de Cores

Caixa de diálogo "Equilíbrio de Cores".

Nesta janela será possível ajustar as cores da imagem baseando-se nos diferentes espectros de cor através das seguintes opções:

  • "Ciano/Vermelho"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Cyan/Red, em inglês): permite controlar a incidência das cores ciano (azul pscina) e vermelho, tons opostos. Este controle pode ser feito por números ou ou movendo o ponto deslizante;
  • "Magenta/Verde"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Magenta/Green, em inglês): permite controlar a incidência das cores magenta (rosa) e verde, tons opostos. Este controle pode ser feito por números ou ou movendo o ponto deslizante;
  • "Amarelo/Azul"
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Yellow/Blue, em inglês): permite controlar a incidência das cores amarelo e azul, tons opostos. Este controle pode ser feito por números ou ou movendo o ponto deslizante;
  • "Equilíbrio de Tons"
    Tutorial Símbolo 4
    (ou Tone Balance, em inglês): diz respeito aos 3 tipos de luminosidade encontradas nas fotos, como foi visto no tutorial sobre o ajuste de níveis: Sombras (tons escuros), Tons médios (cores intermediárias), Realces (tons claros). Os ajustes de cor acima são separados pelos três níveis de luminosidade.
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 5
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.

Dica: sempre verifique qual dos níveis está selecionado ao fazer seus ajustes. Algumas fotos requerem melhorias apenas nas sombras ou nos tons médios. Cada imagem exigirá um tipo de ajuste diferente, por isso não deixe de experimentar ajustando todas as cores dentro dos diferentes níveis de luminosidade e conferir o resultado pré-visualizado.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Equilíbrio de Cor" e aplicar o ajuste. No exemplo, o resultado foi este:

Resultado Equilíbrio de Cores

Após a aplicação do ajuste, a imagem ganhou cores mais vivas e menos amareladas.

Para obter o resultado acima, utilizamos as seguintes configurações dentro da caixa de diálogo "Equilíbrio de Cor":

Ciano/Vermelho Magenta/Verde Amarelo/Azul
Sombras

-7

-7

+5

Tons Médios

-12

-12

+15

Realces

-10

-10

+15

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.