SAP, Toyota e VeriFone pretendem inovar na maneira de abastecer seu automóvel

Por Redação | 16.07.2014 às 13:10

A empresa especializada em softwares empresariais SAP anunciou um projeto de coinovação com a multinacional americana VeriFone e a montadora Toyota que ajudará na simplificação da experiência de abastecimento de combustível.

O projeto consiste no consumidor encontrar um posto de combustível mais próximo com muito mais agilidade e eficiência. Além disso, o protótipo permite que o pagamento seja eletrônico, sem a necessidade do consumidor ter que utilizar seu cartão de crédito ou realizar o pagamento em dinheiro, como acontece com frequência nos dias atuais. É possível também que o posto ofereça cupons personalizados por meio do sistema para manter a fidelidade do cliente.

Esta solução é desenvolvida sobre a plataforma SAP HANA Cloud, que permite o processamento de dados em tempo real em um ambiente de computação em nuvem. Ela agrega informações relacionadas a rota, localização e nível de combustível do automóvel. A Toyota, por meio de seu Centro de Informação e Tecnologia (Toyota ITC) fornece os dados de telemática, já a VeriFone contribui com soluções de pontos de venda.

O sistema se comunica com o condutor quando o veículo está com um nível baixo de combustível. O motorista é alertado pelo sistema que indica um posto de gasolina, em tempo real, baseado na localização e no nível de combustível disponível. O projeto pode ser aprimorado com informações fornecidas pelo usuário. Desta forma ele levará em conta postos de gasolina favoritos e estabelecimentos que aderem ao programa.

Ao chegar no posto de combustível, o motorista pode autorizar a transação por meio de um aplicativo em seu smartphone. O estabelecimento poderá ter acesso a algumas informações para traçar o perfil de seu cliente e criar um plano para que o mesmo possa manter a fidelidade. Após o abastecimento, o cliente recebe um recibo eletrônico.

Outro ponto interessante é a possibilidade de visualizar todos os abastecimentos anteriores para manter um controle de gastos. Assim, o usuário poderá facilmente exportar estes dados para outros sistemas, como um software de controle de despesas.

"As soluções inovadoras da SAP continuam a aproximar os carros conectados à realidade dos consumidores", afirma Gil Perez, vice-presidente sênior da área de carros conectados da SAP. "Nossa colaboração com a Toyota ITC e a VeriFone está transformando modelos de negócios e oferecendo às pessoas uma experiência simples e intuitiva. Nossas tecnologias de nuvem e SAP HANA podem ajudar setores como o automotivo, de petróleo e gás a realizar coisas que simplesmente não eram possíveis ou mesmo imagináveis no passado”.

A VeriFone está otimista com a oportunidade de inovar. De acordo com Vin D'Agostino, executivo da empresa, "a colaboração com a SAP e a Toyota cria uma experiência que transcende o pagamento, oferecendo conveniência, valor e interações únicas entre comerciantes e clientes".

Para Hironori Miyakoshi a parceria é estratégica para a Toyota. “Considerando a mudança de paradigma no espaço automotivo na busca de um veículo conectado, focamos em criar soluções e desenvolver uma experiência melhor para o usuário, olhando para uma grande variedade de tecnologias e serviços emergentes. A colaboração com a SAP e a VeriFone foi outro marco importante em nossos esforços para criar uma experiência melhor quando se dirige um veículo", afirma o vice-presidente executivo e diretor de operações do Toyota ITC.