O que é um CMS?

Por Pedro Cipoli

Opção preferida por muitos usuários que estão criando a sua primeira página, ou mesmo desenvolvedores experientes, os CMS (Content Management System) permitem a criação de sites completos com pouco ou nenhum conhecimento de programação. Wordpress, Joomla!, Drupal, MidiaWiki e outros estão cada vez mais ganhando a preferência do usuário por fazer com que eles se preocupem com o conteúdo que irão postar e não com os mecanismos internos do funcionamento da página.

Naturalmente são necessários alguns conhecimentos básicos sobre redes e internet para tirar proveito de todo o potencial que estes frameworks oferecem, mas a curva de aprendizado é bastante alta e em pouco tempo o usuário consegue colocar no ar websites completos e totalmente funcionais. Além de ser mais fácil criar uma página, os CMSs trazem suporte nativo à interação com o site, integrando-o com redes sociais como Facebook, Google+, Twitter e LinkedIn.

Outra grande vantagem é a administração bastante simples, onde basta acessar qualquer computador com conexão à internet e postar algum tipo de conteúdo, otimizar a página com as ferramentas de SEO disponíveis, gerenciar plugins que oferecem funcionalidades extras e muito mais, sendo possível inclusive adicionar várias contas de usuário diferentes para que todos os participantes possam fazer as alterações necessárias.

Embora não seja necessário conhecimento em programação, usuários que sabem programar em alguma linguagem de construção de sites tiram proveito de configurações avançadas, onde PHP, Python e Java se destacam atualmente. Através dessas linguagens é possível inserir trechos de código que executam funções específicas, importante especialmente para aqueles que desejam monetizar as suas páginas com o AdSense do Google.

Existem centenas de CMSs diferentes disponíveis na web, sendo a maioria deles gratuitos. Cada um deles possui recursos diferentes, com um grupo de desenvolvedores ativos trabalhando em melhorias, corrigindo bugs e adicionando novos recursos. Qual deles é melhor? Depende muito do que o usuário quer, além da identificação com um ou outro. Os mais famosos atualmente, especialmente no Brasil, são o Wordpress, Blogger, Joomla! e Drupal, todos gratuitos e recheados de recursos.

wordpress

blogger

blogger
joomla

drupal

drupal

Possui algum site que utiliza CMS? Conte-nos qual prefere!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.