Aprenda a cortar suas fotos para porta-retratos, TVs e tablets com o Photoshop

Por Sérgio Estrella

Com a liberdade da fotografia digital e a moda das fotos quadradas do Instagram, os porta-retratos perderam a vez - e não apenas aqueles de madeira que sua avó tem em casa, mas também os porta-retratos digitais que foram prejudicados por essa bagunça nos tamanhos das fotos. Felizmente, com o Photoshop, é possível cortar suas fotos facilmente e na proporção correta para o uso desejado.

Neste tutorial você vai aprender a usar a "Ferramenta Corte Demarcado" do Photoshop para cortar imagens não somente no tamanho de porta-retratos, como também no tamanho da tela de tablets, TVs e smartphones.

Passo 1

Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja cortar através do comando Arquivo (1) > Abrir (2). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Localize em seu computador a imagem que será recortada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Porta Retrato

Passo 2

Selecione a “Ferramenta Corte Demarcado” (1) (“Crop Tool”, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso não a encontre ou ela não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique no botão até surgir o menu com mais ferramentas de corte. Selecione "Corte Demarcado" (2) no menu. Você também pode usar a tecla "C" do teclado para ativar a ferramenta.

Ferramenta Corte Demarcado

Passo 3

Agora que a "Ferramenta Corte Demarcado" foi selecionada, precisamos ajustar a proporção do corte. Para isso, utilizaremos a barra de opções de ferramenta do Photoshop, localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo.

Opções Ferramenta Corte Demarcado

Nesta barra, é possível personalizar a largura (1) e altura (2) da proporção do corte. Para exemplificar, vamos usar o valor "16" por "9". O Photoshop vai criar um quadro com essas proporções sobre a imagem. A área clara representa o que será mantido após o corte, enquanto a área escura representa o que será removido.

Ferramenta Corte Demarcador

Os pontos nas extremidades da imagem (1) servem para alterar o tamanho do corte - que se manterá na proporção independente do tamanho escolhido. Basta clicar e arrascar em qualquer um destes pontos para redimensionar.

Posicionando o mouse para fora da imagem é possível rotacioná-la ao clicar e arrastar. Normalmente, o ponto de rotação é o centro da imagem (2), mas você pode arrastá-lo com o mouse e alterar o ângulo da rotação. Para mover a área de corte, basta clicar e segurar em qualquer lugar da área interna da imagem e então arrastá-la até a posição desejada.

Quando ficar satisfeito com o tamanho e posição do corte, pressione a tecla “Enter” no seu teclado ou clique no botão "Confirmar operação de corte atual" (representada por um "V" de visto) na barra de opções da ferramenta para confirmar o corte.

Proporções

No exemplo acima, inserimos os valores "16" e "9" na barra de opções da "Ferramenta Corte Demarcado", mas você pode inserir a proporção de acordo com o suporte em que for utilizar a fotografia, seja ele um porta-retrato, TV ou tablet.

Conheça abaixo todas as proporções e suportes que elas representam. Lembre-se que os cortes realizados no exemplo foram otimizados para a foto do tutorial e não se esqueça de posicionar o quadro de corte de acordo com o conteúdo da sua foto.

Proporções Imagem Corte
  • 10:15 - é o tamanho mais comum de fotografia em papel. A maioria dos porta-retratos pequenos (digitais ou não) possui suporte ao tamanho 10 x 15 centímetros;
  • 13:18 - outro comum de fotografia em papel. A maioria dos porta-retratos pequenos (digitais ou não) possui suporte ao tamanho 13 x 18 centímetros;
  • 15:21 - outro comum de fotografia em papel. A maioria dos porta-retratos médios (digitais ou não) possui suporte ao tamanho 15 x 21 centímetros;
  • 20:25 - outro comum de fotografia em papel. A maioria dos porta-retratos grandes (digitais ou não) possui suporte ao tamanho 20 x 25 centímetros;
  • 16:9 - é a proporção de tela de todas as TVs e dispositivos widescreen (como tablets e smartphones Android e iPhone). Note que alguns dispositivos Android possuem a proporção 16:10;
  • 4:3 - é a proporção de tela de todas as TVs e dispositivos não-widescreen, e do iPad (incluindo modelo Mini);

Utilize a proporção que melhor atender às suas necessidades, mas não se esqueça de salvar (Arquivo > Salvar - ou "Ctrl + S") as alterações na imagem ao final do processo para utilizá-la com o corte desejado.