Como proteger seu documento do Word com uma senha?

Por Giancarlo Silva
photo_camera Divulgação

Em determinadas situações, precisamos redigir um texto cujo conteúdo não desejamos revelar abertamente. Seja alguma informação importante de uma empresa ou apenas um documento pessoal, às vezes convém proteger o documento de alguma forma contra acesso não autorizado.

Felizmente a Microsoft pensou nessa necessidade e oferece nos softwares do pacote Office a funcionalidade de criptografia de documentos com senha para evitar que outros usuários abram e/ou editem seus documentos de texto.

Se você deseja utilizar essa proteção em seus documentos de texto, eis o procedimento para utilizar esse recurso. Mas tome muito cuidado para não esquecer sua senha, pois o Word não oferece a possibilidade de recuperá-la em caso de perda ou esquecimento.

O tutorial a seguir foi elaborado utilizando o Word 2010, mas também é válido para as versões 2007 e 2013 do processador de textos da Microsoft.

Criando uma senha para o documento

Passo 1: Com o seu documento pronto, clique no menu "Arquivo":

Proteger texto do Word com senha

Passo 2: Clique no menu "Informações", situado à esquerda. Na tela à direita, clique no ícone "Proteger Documento" e em seguida na opção "Criptografar com Senha":

Proteger texto do Word com senha

Passo 3: O Word pedirá para criar uma senha. Crie-a, clique em "OK", repita-a e clique em "OK" novamente:

Proteger texto do Word com senha

Após a criação da senha o Word salvará o documento, caso ele já não tenha sido salvo. A partir de agora, sempre que o documento criptografado for aberto, ele pedirá a senha que foi criada antes de mostrar seu conteúdo.

Proteger texto do Word com senha

Dessa forma seu documento estará protegido contra acesso não autorizado.

Desativando a senha

Para remover a senha do documento, basta abri-lo, inserir a senha criada para liberar o acesso e repetir os passos 1 e 2 descritos acima. Na caixa de digitação da senha, basta apagá-la e deixar o campo em branco. Clique em "OK" e a senha será desativada, liberando o acesso ao documento normalmente. O Word salvará o documento para consolidar a mudança.