Como habilitar miniaturas para qualquer formato de vídeo

Por Ultra Downloads

Já reparou que o Windows não exibe imagens em miniatura no Windows Explorer para alguns formatos de vídeos? Neste caso, o sistema operacional da Microsoft pode facilmente lidar com codificações como o Windows Media Video (.wmv) e Quicktime (DivX), mas o mesmo não acontece com arquivos .3GP (tipicamente vídeos gravados no celular), .flv (vídeos em Flash), arquivos Real Media e arquivos de DVD.

Por mais que instalemos os codecs para codificar e reproduzir esses formatos, o Windows Explorer continua não mostrando uma prévia (thumbnail) logo que abrimos uma pasta, o que dificulta bastante o trabalho de alguém que precisa pesquisar entre vários deles para encontrar um específico. Para habilitar essas miniaturas basta baixar e instalar o Media Preview, em seguida fazer as associações com os formatos que devem ter suas miniaturas mostradas.

Formatos suportados pelo Media Preview

E agora é só navegar pelo Windows Explorer que seus arquivos de vídeo terão o thumbnail mostrado automaticamente. Caso não funcione imediatamente, reinicie a máquina para que as alterações sejam processadas. O resultado fica mais ou menos como o mostrado abaixo.

Thumbnails dos vídeos

Funcionou no seu computador? Conte para nós!