Brinque com as cores e iluminação das suas fotos a la Instagram no Photoshop

Por Sérgio Estrella

"Curvas" é um potente ajuste disponível no Photoshop e permite alterar a luminosidade de várias partes (ou cores) da imagem simultaneamente. Essa ferramenta possui um funcionamento muito semelhante ao do "Níveis" (que você pode aprender a usar em nosso outro tutorial). Porém, enquanto o "Níveis" são ideais para determinar o ponto escuro e claro absolutos, o "Curvas" se destaca pela capacidade de trabalhar mais detalhadamente nos meio tons. Ele tem esse nome pois permite que o usuário modifique a curva de luminosidade da imagem, o que pode ser feito inclusive dentro de canais de cores, produzindo efeitos próximos aos que vemos nos filtros do Instagram.

Para aprender a utilizar o ajuste de "Curvas" do Photoshop, acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja trabalhar através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Curvas

A imagem escolhida para o tutorial possui contraste e cores bem definidos, permitindo visualizar o resultado da mudança nas curvas facilmente.

Passo 2: acesse o recurso "níveis"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de "Curvas" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Curvas..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Curves... se você utilizar a versão em inglês) ou pelo atalho "Ctrl + M" do seu teclado.

Menu Ajustes Curvas

Selecionando o comando de menu "Curvas" em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: configure os níveis da imagem

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Curvas".

Diálogo Curvas

Caixa de diálogo "Curvas".

Nesta janela, será possível modificar as curvas da imagem através das seguintes opções:

  • "Canal"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Channel, em inglês): diz respeito ao canal de cor em que o ajuste será aplicado. Esta opção é usada quando apenas uma parte do espectro de cor precisar de ajuste. Por exemplo, numa imagem com balões vermelhos e azuis onde somente os vermelhos estiverem com baixo contraste. Para manter o ajuste em toda a imagem, deixe selecionada opção padrão (no nosso exemplo, RGB).
  • "Saída e Entrada" (ou Output e Input, em inglês): aqui é possível visualizar o histograma da foto sob a diagonal (que representa a curva quando não alterada). O histograma demonstra como os pixels são distribuídos na imagem, criando um gráfico do número de pixels em cada nível de intensidade de cor. O histograma é dividido entre sombras
    Tutorial Símbolo 2
    (parte inferior esquerda do histograma), tons médios
    Tutorial Símbolo 3
    (parte central) e tons claros
    Tutorial Símbolo 4
    (parte superior direita). Quanto mais pixels no lado esquerdo, mais escura a imagem, quanto mais pixels no lado direito, mais clara. Quanto mais pixels distribuídos igualmente durante todo o gráfico, menor o contraste. Com tempo e prática, se torna fácil analisar as informações do histograma da imagem. Cada uma das extremidades da diagonal pode ser deslizada (ou alterada numericamente, quando o ponto for selecionado) para ajustar os tons e brilho da imagem. Ao cortar sombras, os pixels ficam pretos e perdem detalhes.
  • "Ferramenta de Modificação Dinâmica de Tom"
    Tutorial Símbolo 5
    (representada pelo ícone de mão com duas setas): esta ferramenta permite capturar qualquer tom da foto clicando em um ponto onde ele esteja e então modificar sua curva segurando o clique do mouse e arrastando para cima (aumentando a luminosidade) ou para baixo (reduzindo a luminosidade). O Photoshop se encarrega de modificar automaticamente a curva em diagonal de acordo com o que for selecionado. Ao lado da ferramenta
    Tutorial Símbolo 5
    é possível encontrar três diferentes conta-gotas, cada um relativo aos três tons abordados no item "Saída e Entrada". Estas ferramentas tornam mais prática a definição dos pontos tonais, pois permitem que o usuário clique no tom correspondente para definí-lo como ponto máximo do tom. Por exemplo, utilize o conta-gotas preto para definir o tom preto da imagem; repita o mesmo para o ponto cinza e o ponto braco. O Photoshop então ajustará automaticamente a curva para corresponder ao que foi apontado pelo usuário com o conta-gotas.
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 6
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.

Dica: é possível criar novos pontos no interior da diagonal, basta clicar com o mouse em qualquer parte da linha e arrastar. Um ponto será criado no local e a luminosidade será ajustada de acordo com ele. Uma das curvas mais utilizadas pelos fotógrafos profissionais é a curva em formato S, para aumentar o contraste, e S invertido, para reduzir o contraste.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado previsualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Curvas" e aplicar o ajuste. Em nossa imagem de exemplo, o resultado foi este:

Resultado Curvas

Acima: curva em formato de S invertido reduzindo o contraste da imagem. Abaixo: curva em formato de S aumentado o contraste da imagem.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Avançado: aprenda a modificar a curva de canais de cor específicos para resultados a la Instagram

Você Já aprendeu que modificar a curva de uma imagem tem efeitos diretos em sua luminosidade e contraste geral. Mas se alterar apenas as curvas correspondentes aos canais de cores, você pode obter filtros semelhantes aos produzidos com o Instagram, com a diferença de que no Photoshop eles são infinatemente personalizáveis pelo usuário. Para criar este tipo de efeito, repita o Passo 1 e 2, o que o levará novamente para a caixa de diálogo do ajuste de "Curvas":

Diálogo Curvas Canal

Agora, clique sobre a caixa de seleção de Canal Tutorial Símbolo 1 (ou Channel, em inglês). Será exibida uma lista com todos os canais de cores disponíveis Tutorial Símbolo 2, geralmente Vermelho, Verde e Azul, correspondendo ao espectro RGB. Em seguida, modifique a curva da mesma forma que você fez anteriormente no canal RGB. Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar" (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real. No exemplo, modificaremos o canal Vermelho da imagem:

Resultado Curvas Vermelho

Modificando a curva do canal vermelho. Alguém disse Instagram?

O Photoshop ainda permite que você acumule modificações em várias curvas de canais diferentes. Para exemplificar, utilize imagem anterior, já com a modificação no canal vermelho, e também modifique o canal azul. O resultado é este:

Resultado Curvas Vermelho Azul

Além do canal vermelho, o canal azul também foi modificado para conferir à foto uma coloração chamativa e diferenciada.

Nós poderíamos ainda mexer no canal verde ou até usar o Pincel do Histórico para aplicar as alterações em áreas específicas. Com bastante experimentação e um toque de criatividade, é possível obter os mais variados tipos de efeitos tonais e tornar suas fotos mais interessantes, seguindo o estilo visual do Instagram.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.