Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BSA revela: metade dos computadores brasileiros usa softwares não licenciados

Por| 24 de Junho de 2014 às 15h28

Link copiado!

BSA revela: metade dos computadores brasileiros usa softwares não licenciados
BSA revela: metade dos computadores brasileiros usa softwares não licenciados

Uma pesquisa de âmbito global realizada em 2013 pela empresa de tecnologiaBSA mostrou que 50% dos softwares instalados em computadores pessoais no Brasil tratam-se de programas não licenciados.

A instalação de softwares não licenciados em computadores pessoais pode causar grandes prejuízos aos usuários, pois estes programas podem ser mais vulneráveis e conter uma quantidade infinita de vírus, worms e spywares, além de deixarem os PCs mais susceptíveis a invasões de hackers e perda de dados.

Apesar do alto percentual apontado, a pesquisa também mostrou que esse índice vem na verdade diminuindo no Brasil a uma média de 3% a cada 2 anos desde 2007. Contudo, os resultados ainda mostraram que principalmente as empresas ainda necessitam implementar práticas eficazes de gestão de software.

A pesquisa da BSA entrevistou cerca de 22 mil consumidores e usuários comerciais de PC e mais de 2 mil gerentes de TI em 34 mercados distintos. Dentre os resultados, o estudo também mostrou que:

Continua após a publicidade
  • O valor comercial de software para PC não licenciado instalado totalizou globalmente US$ 62,7 bilhões em 2013;
  • Somente 38% das empresas no Brasil possuem políticas escritas que exigem o uso de software devidamente licenciado. A média mundial é de 35%;
  • A porcentagem global de software de PC instalado sem licença foi de 43% em 2013;
  • A região com a maior taxa de instalações de software não licenciado para PCs no ano passado foi a região Ásia-Pacífico com 62%. Em contrapartida, a América do Norte continua tendo a taxa regional mais baixa, apenas 19%;
  • O principal motivo apontado para os usuários de computadores utilizarem softwares licenciados foi que eles preferem evitar ameaças de segurança provocadas por malwares;
  • Os gerentes de TI do mundo inteiro expressaram uma preocupação compreensível de que o software não licenciado possa causar danos, mas menos da metade dos entrevistados disse estar totalmente confiante de que o software da sua empresa esteja devidamente licenciado.

Por meio deste link, você pode fazer o download dos dados completos da pesquisa da BSA.