BSA revela: metade dos computadores brasileiros usa softwares não licenciados

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 15h28

Uma pesquisa de âmbito global realizada em 2013 pela empresa de tecnologia BSA mostrou que 50% dos softwares instalados em computadores pessoais no Brasil tratam-se de programas não licenciados.

A instalação de softwares não licenciados em computadores pessoais pode causar grandes prejuízos aos usuários, pois estes programas podem ser mais vulneráveis e conter uma quantidade infinita de vírus, worms e spywares, além de deixarem os PCs mais susceptíveis a invasões de hackers e perda de dados.

Apesar do alto percentual apontado, a pesquisa também mostrou que esse índice vem na verdade diminuindo no Brasil a uma média de 3% a cada 2 anos desde 2007. Contudo, os resultados ainda mostraram que principalmente as empresas ainda necessitam implementar práticas eficazes de gestão de software.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A pesquisa da BSA entrevistou cerca de 22 mil consumidores e usuários comerciais de PC e mais de 2 mil gerentes de TI em 34 mercados distintos. Dentre os resultados, o estudo também mostrou que:

  • O valor comercial de software para PC não licenciado instalado totalizou globalmente US$ 62,7 bilhões em 2013;
  • Somente 38% das empresas no Brasil possuem políticas escritas que exigem o uso de software devidamente licenciado. A média mundial é de 35%;
  • A porcentagem global de software de PC instalado sem licença foi de 43% em 2013;
  • A região com a maior taxa de instalações de software não licenciado para PCs no ano passado foi a região Ásia-Pacífico com 62%. Em contrapartida, a América do Norte continua tendo a taxa regional mais baixa, apenas 19%;
  • O principal motivo apontado para os usuários de computadores utilizarem softwares licenciados foi que eles preferem evitar ameaças de segurança provocadas por malwares;
  • Os gerentes de TI do mundo inteiro expressaram uma preocupação compreensível de que o software não licenciado possa causar danos, mas menos da metade dos entrevistados disse estar totalmente confiante de que o software da sua empresa esteja devidamente licenciado.

Por meio deste link, você pode fazer o download dos dados completos da pesquisa da BSA.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.