Aplique qualquer cor às suas fotos com o 'Mapa de Degradê' do Photoshop

Por Sérgio Estrella

O "Mapa de degradê" do Photoshop é um recurso capaz de modificar completamente a estrutura tonal das imagens ao mapear a escala de tons de cinza delas para as cores de um preenchimento gradiente. As sombras e as luzes da imagem recebem os tons das extremidades do degradê, enquanto os meio tons recebem as cores atribuídas ao centro do degradê.

Com esse ajuste, é possível obter combinações vibrantes ou variações de preto e branco ou sépia. Tudo depende das cores selecionadas. Se o seu objetivo é copiar as cores de outra foto, veja nosso tutorial sobre correspondência de cor. Se você deseja trocar a cor de objetos específicos na foto, veja nosso tutorial sobre subsituição de cor.

Para aprender a utilizar o ajuste "Mapa de degradê" do Photoshop, acompanhe o passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja alterar através do comando "Arquivo"

Tutorial Símbolo 1
> "Abrir"
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Mapa de Degradê

A imagem escolhida para o tutorial possui uma variada gama de brilhos, sombras e tonalidades que evidenciarão as diversas cores do mapa de degradê.

Passo 2: acesse o recurso "mapa de degradê"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de "Mapa de degradê" através do comando de menu "Imagem"

Tutorial Símbolo 1
> "Ajustes"
Tutorial Símbolo 2
> "Mapa de degradê..."
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Gradient Map..., se você utilizar a versão em inglês). Este comando não possui atalho de teclado.

Menu Mapa de Degradê

Selecionando o comando de menu "Mapa de degradê..." em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: configure o mapa de degradê

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Mapa de degradê".

Diálogo Mapa de Degradê 1

Caixa de diálogo "Mapa de degradê".

Nesta janela, será possível ajustar o mapa que será aplicado à imagem através das seguintes opções:

  • "Degradê"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Gradient, em inglês): é o degradê que será aplicado. Por padrão, o Photoshop utiliza o degradê do preto ao branco, que deixará a imagem em PB. Ao clicar na barra do degradê, é possível editá-lo;
  • "Pontilhamento"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Dither, em inglês): cria um ruído em forma de pontilhamento para suavizar áreas onde a mudança de cor é muito rente, criando "bandas". Esta opção é útil quando são utilizadas muitas cores no degradê;
  • "Reverter"
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Reverse, em inglês): inverte a direção do gradiente. O tom que estava à direita vai para a esquerda e vice-versa;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    Tutorial Símbolo 4
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.

Passo 3: edite o degradê

Agora modifique o degradê que será aplicado. Para isso, clique sobre a barra do degradê ( na tela anterior). Você será apresentado à caixa de diálogo "Editor de gradiente".

Tutorial Símbolo 1
Diálogo Degradê Photoshop

Caixa de diálogo "Editor de gradiente".

  • "Predefinições"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Presets, em inglês): são os gradientes salvos para utilização futura. O Photoshop já vem com várias predefinições de dregradê que podem ser utilizadas no filtro;
  • "Nome"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Name, em inglês): nome da predefinição utilizada. Você pode salvar seus próprios degradês na lista de predefinições. Basta definir um nome e clicar no botão "Novo" (ou New, em inglês) do lado direito;
  • "Interrupção de cor"
    Tutorial Símbolo 3
    : representa um ponto no gradiente. Cada ponto pode ter uma cor. No exemplo, há dois pontos, um preto e um branco. É possível adicionar novos pontos clicando no local onde o ponto deve ser adicionado, logo abaixo da faixa de cor;
  • "Cor"
    Tutorial Símbolo 4
    (ou Color, em inglês): define a cor do ponto de degradê selecionado. No exemplo, o ponto preto está selecionado. Com ele selecionado, ao clicar na opção "Cor", pode-se selecionar uma nova cor para aquele ponto;
  • "Localização"
    Tutorial Símbolo 5
    (ou Location, em inglês): determina a posição do ponto de cor na faixa do gradiente (em porcentagem). É mais usado para os pontos intermediários, mas também pode ser usado nos pontos extremos para criar predominância de cor. Alternativamente, a localização pode ser definida clicando e arrastando o ponto de cor com o botão esquerdo do seu mouse.

Dica: procure manter cores escuras do lado esquerdo do gradiente e as cores claras do lado esquerdo, assim o mapa se manterá correspondendo com as sombras e luzes originais da imagem.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Editor de gradiente" e novamente em OK para fechar a caixa de diálogo "Mapa de degradê" e aplicar o ajuste. Nos exemplos, obtivemos resultados como estes:

Resultado Mapa de Degradê

Acima: criando o efeito "sépia". Meio: aplicando uma combinação inusitada de cores sem alterar muito a estrutura de brilho/sombra. Abaixo: usando duas cores com a mesma iluminação.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através do comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.