Android Lollipop: 21 inovações no novo sistema do Google

Por Redação

A mais nova versão do Android, o Lollipop, está presente em cada vez mais modelos de smartphones. Essa última atualização é a que mais trouxe novidades para os usuários, seja na interface ou mesmo nas funcionalidades. O novo material design tem agradado muito o público pela sua beleza e simplicidade, mas essa é apenas uma das muitas alterações trazidas pela nova versão. Confira outros destaques.

1. Nova interface: Material Design

O Google redesenhou a interface do Android 5.0 radicalmente. Ela traz um aspecto mais claro e limpo para o sistema operacional.

android lollipop

2. Uma nova tela de bloqueio

Agora as notificações são exibidas diretamente na tela de bloqueio em forma de cards e não mais na barra de tarefas como antes.

Android Lollipop

3. Ocultar conteúdo das notificações

Com as notificações na tela de bloqueio, qualquer pessoa pode ver as mensagens e nem todo mundo gosta disso. Para ocultar seu conteúdo, é só ir em configurações -> Som e notificação -> Com o dispositivo bloqueado.

4. Economizar bateria

O Android Lollipop vem de fábrica com um modo de economia de energia. Ele promete oferecer até 1h30 a mais, o que pode salvar muita gente. Para ativar o recurso é preciso ir em Configurações -> Bateria, depois clique no menu (localizado no canto superior direito) e selecione economia de bateria.

android lollipop

5. Não perturbe

O novo modo não perturbe permite que você priorize os aplicativos que podem mandar notificações. Pode ser configurado por um tempo indeterminando ou por algumas horas.

Android lollipop

6. Dispositivos confiáveis

Quando um dispositivo que você tenha configurado previamente como confiável se conectar com seu aparelho, ele irá desbloquear automaticamente, sem a necessidade de ficar digitando a senha o tempo inteiro.

7. Procurar um configuração

Às vezes perdemos um bom tempo tentando achar determinada configuração que não lembramos em que aba se encontra. Para resolver isso, o novo sistema vem com a opção de busca dentro do próprio menu de ajustes.

8. Modo convidado

Agora é possível criar contas diferentes para que seus amigos e familiares possam usar o celular, fazendo com que suas fotos, contatos e aplicativos fiquem separados dos demais. Além disso, foi introduzido o modo "convidado" para aqueles que vão utilizar o aparelho por tempo determinado. Tudo isso pode ser acessado direto da barra de notificações.

android lollipop

9. Fixação de tela

Nem sempre entrar no modo convidado é a alternativa mais prática. Há também a opção de fixar determinada tela no aparelho, dessa forma, quem estiver usando o gadget terá apenas acesso àquele aplicativo.

10. Acesso às configurações rápidas

Modificar rapidamente a trava de rotação da tela, ajustar o brilho e ligar a lanterna embutida direto da barra de notificações continua bem fácil, mas com um acesso um pouco diferente. Deslizando a barra com um dedo para baixo, a tela mostra as notificações dos aplicativos; deslizando para baixo mais uma vez com um único dedo e então as configurações rápidas aparecem. Se quiser ter acesso direto a esse menu, o caminho é puxar a tela para baixo com dois dedos, a qualquer momento.

11. Checar o uso de dados rapidamente

Uma das novas funções é a possibilidade de verificar os dados usados facilmente. Para isso, clique no ícone de rede na barra de notificações.

android lollipop

12. Novo brilho adaptável

Todos conhecem a opção de brilho automático que ajusta o brilho da tela conforme o ambiente. O novo modo é bastante semelhante, mas possibilita que o usuário configure uma iluminação padrão para um determinado ambiente e depois disso o aparelho fará o trabalho por conta própria.

13. Performance melhorada

Apesar de não ser uma caracteristica visual, essa nova função é bastante importante para a experiência do usuário. Chamada de ART (android runtime), ela torna a execução dos apps mais eficiente e ajuda a otimizar a bateria.

14. Textos com alto contraste

É possível aumentar o contraste dos textos, o que facilita a leitura.

15. Inverter as cores

Existe a opção de inverter as cores do ajuste da acessibilidade. Não é uma opção acessível a todos, mas promete facilitar a leitura à noite.

16. Aplicativos abertos mesmo depois de reiniciar

Os aplicativos abertos continuarão da mesma forma mesmo após o reinício ou desligamento do aparelho - o que é um alívio para quem já perdeu dados importantes por um mau funcionamento do gadget.

17. "OK, Google"

Apesar de ainda não ser possível usar o comando de voz "OK, Google" com a tela desligada, já podemos fazer isso de qualquer outra tela do aparelho. A configuração é bastante simples e exige apenas que você dê o comando três vezes para que o sistema reconheça sua voz.

android lollipop

18. Checar o status da bateria

O Android 5.0 informa mais sobre sua bateria, como o tempo estimado da carga e, enquanto carrega, o tempo estimado para a bateria atingir 100% da capacidade.

android lollipop

19. Mais usos para o NFC

Com o Lollipop, os usuários podem fazer muito mais uso do NFC do que anteriormente. Agora é possível compartilhar quase tudo com apenas um toque. Apenas selecione o que você gostaria de compartilhar, coloque dois smartphones, com a tecnologia, um de costas para o outro, e transfira as informações.

20. Sem interrupções durante os jogos

As notificações não vão mais atrapalhar seus jogos ou filmes. Ao invés de aparecer no meio da tela e bloquear a visão, elas serão mostradas no topo da tela.

21. Jogo escondido do Google

Lembra do jogo Flappy Bird, em que devíamos guiar um pássaro por toques na tela para que ele passasse voando através de canos? Então, o Google adicionou um Easter egg do game no sistema. Para joga-lo vá em configurações -> Sobre o telefone -> Versão do Android. Nesse último, clique diversas vezes até um pirulito aparecer. Com um longo clique sobre ele, o jogo irá surgir.

android lollipop
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.