5 extensões para facilitar a vida de deficientes visuais na internet

Por Douglas Ciriaco

Navegar na internet é uma tarefa bem simples para quem não apresenta nenhuma deficiência física. Pessoas com problemas relacionados à visão são, sem dúvida, as mais prejudicadas quando o assunto é a navegação na web. Isso porque se trata de um espaço basicamente visual, com textos e imagens estáticas que podem acabar distante de cegos e daltônicos.

Contudo, isso não impede esses usuários de acessar a rede. Pensando nisso, selecionamos cinco extensões para navegador que podem ser de grande ajuda para quem tem problemas visuais. Vale ressaltar que alguns itens podem ser utilizados tanto por cegos quanto por quem tem grandes dificuldades em enxergar, facilitando a leitura e tudo mais.

1. Adblock Plus

A web é um espaço para propaganda, pois esta normalmente é a maior fonte de renda dos sites. Assim, é comum que as páginas fiquem repletas de banners, o que pode confundir quem tem problemas de vista na hora de acessar conteúdo, clicar em links e por aí vai. O AdBlock Plus é um dos complementos mais conhecidos do mundo quando o assunto é bloquear anúncios. Com ele, você se livra do problema e não corre o risco de clicar em um anúncio por engano, algo ainda mais valioso quando enxergar não é algo simples para você. Ele tem versões para Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Safari e Android.

2. Evernote Clearly

Ler textos na web também pode ser uma tarefa complicada para quem tem problemas de visão, especialmente porque ainda topamos com sites mal diagramados ou com excesso de propagandas em sua interface, algo que complica bastante uma ação básica de leitura. Nesse sentido, os desenvolvedores do Evernote, uma espécie de bloco de notas virtual, criou o Clearly. Com ele, basta um clique para limpar toda a tela e deixar apenas o texto à sua disposição. Assim, você consegue focar suas atenções no texto, pode ler tudo em uma tela de alto contraste e com letras grandes. A extensão está disponível para Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

3. Color Enhancer

Extensão para Chrome desenvolvida pelo próprio Google, o Color Enhancer é de grande ajuda para daltônicos, permitindo a criação de um filtro de cores personalizado para navegar na internet. O serviço é fácil de ser configurado e pode ser acessado por meio de apenas alguns cliques. Além disso, a forma como o complemento exibe os seus recursos permite comparação entre diferentes tonalidades de cor, tudo para aumentar a precisão. Depois de tudo pronto, daltônicos podem ter uma nova experiência com a internet, adaptando a web para ser visível aos seus olhos.

4. Colorblinds Tool

No Firefox, não há algo tão específico quanto o Color Enhancer, mas o navegador da Mozilla tem a Colorblinds Tool, uma extensão que torna mais simples a visualização de imagens por daltônicos. Ela adiciona uma nova opção ao menu de contexto, que permite abrir uma imagem no site colorblinds.org. A página é famosa por converter imagens em sua cor original para torná-las visíveis para daltônicos. Então, com o complemento instalado em seu navegador, bastam dois cliques para deixar uma figura compreensível.

5. Chrome Speak

Com a extensão Chrome Speak, você pode transformar o conteúdo textual de uma página em áudio, garantindo a acessibilidade ao texto. Para usar o complemento, basta selecionar o texto e clicar com o botão direito do mouse.

No Firefox, a alternativa que mais se aproxima do Chrome Speak é o Text to Voice. Ele funciona da mesma maneira: selecione o texto e clique com o botão direito do mouse para ouvir a leitura.

Conhece algum outro aplicativo ou extensão que pode ajudar quem tem problemas de visão? Deixe sua dica nos comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.