Evernote: o que é e para que serve?

Por Sérgio Estrella

Para algumas pessoas o bloco de notas do Windows é um dos aplicativos mais utilizados no dia a dia. Simples e ágil como é, permite fazer anotações rápidas, mas traz várias dificuldades depois que as anotações acumulam e você precisa encontrar algo específico. Para outras pessoas, os post-its são itens obrigatórios no ambiente de trabalho, mas depois de um tempo você acaba criando um ambiente de festa junina com tantos post-its coloridos espalhados para todos os lados e, assim, como no caso do bloco de notas, encontrar aquela anotação não é tarefa fácil.

Leia mais: 10 ferramentas para deixar seu trabalho mais produtivo Matéria

O Evernote chega para resolver esses e muitos outros problemas. O programa é uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser. Seu uso lembra bastante o de softwares de e-mails como Outlook ou o Thunderbird e a pesquisa é super afiada. Para quem passa o dia trabalhando com informação e precisa catalogá-las de uma maneira mais eficiente, é a solução ideal. Quem vive navegando pela web mas nem sempre tem tempo de ler tudo de interessante que encontra, o Evernote também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, ele pode guardar textos, artigos e outros tipos de conteúdo para leitura posterior.

Evernote Mac Home

Tela do Evernote para Mac OS; organização em pastas (Reprodução/Evernote Blog).

Quer saber mais sobre como o Evernote pode ajudá-lo a se organizar e processar a informação do dia a dia? Confira a seguir um pouco mais de seus recursos e diferenciais.

Onipresente e sempre disponível

O Evernote possui concorrentes de peso, como o Google Keep e o Microsoft OneNote, mas ele permanece como a melhor opção por recursos e vantagens não encontradas nos demais aplicativos de anotações. Para começar, o app está disponível em todos os sistemas operacionais com o mínimo de utilização no mercado, como Windows, Mac, Linux, Android, iOS e Windows Phone.

Está sempre andando de um lado para o outro e não pode contar com uma conexão com a internet em todos os lugares? Sem problema, o Evernote funciona offline e sincroniza suas anotações com a nuvem assim que possível.

Evernote Android

Tela listando anotações no Evernote para Android (Reprodução/Guia Evernote).

Para os bagunceiros: a poderosa pesquisa

Uma das funcionalidades mais úteis do Evernote é sua pesquisa. Você é do tipo bagunceiro e mesmo com todos os recursos de organização disponíveis simplesmente começa a empilhar tudo como se não houvesse amanhã? Não tem problema, sempre que precisar de alguma coisa poderá usar a pesquisa do software para encontrar. Ele inclusive pode pesquisar dentro de PDFs e tem prioridade de reconhecimento óptico de imagens para clientes com conta Premium.

Pesquisa Evernote

Evernote para Windows exibindo a função de pesquisa dentro das tags (Reprodução/Evernote Blog).

Espere, você disse conta Premium?

Sim, há dois tipos de conta: a gratuita e a paga, que custa U$5 mensais ou U$45 anuais. Entre as vantagens da assinatura está o limite mensal de 1 GB de uploads (contra 60 MB da versão básica), tamanho máximo de 100 MB por nota, remoção de publicidade do programa, modo offline, suporte prioritário e, como já citado, pesquisa em PDFs. Além disso, ainda há alguns aplicativos da própria criadora do Evernote, como o Penultimate e Skitch.

Evernote App Center

Evernote para Windows exibindo a função de pesquisa dentro das tags (Reprodução/Evernote Blog).

O Evernote App Center é uma espécie de loja de aplicativos que trabalham em conjunto com o Evernote. Esse é um dos recursos mais legais ausentes nos concorrentes pois permite que o programa ganhe novas funções, como leitura de feeds (com o FoxIt Reader) e criação de blog a partir de suas anotações (com o Postach.io).

Se você precisa de uma forcinha para se organizar melhor no dia a dia, o Evernote é uma excelente opção. A empresa sugere usar o serviço, entre outras coisas, para salvar páginas e artigos da internet, lembrar de coisas interessantes que você viu na rua usando o aplicativo móvel, fazer anotações em forma de fotos e gravação de áudio, utilizá-lo para redigir artigos acadêmicos que necessitem de muita pesquisa de referências, trabalhar melhor com outras pessoas e até planejar sua próxima viagem. E se você achar que é pouco, o Evernote acabou de fazer uma parceria com o LinkedIn para sincronizar cartões de visita de contatos profissionais.

Para experimentar o Evernote basta acessar o site oficial, criar sua conta e baixar a versão para seu sistema favorito. Já é usuário? Então não deixe de ler nosso tutorial sobre otimização do Evernote e continue ligado em nossos próximos tutoriais!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.