Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro smartwatch do mundo chegou às lojas em 1977

Por| 16 de Novembro de 2015 às 08h21

Link copiado!

Reprodução/The Museum of HP Calculators
Reprodução/The Museum of HP Calculators

Se alguém lhe pedisse para dizer quando o primeiro smartwatch surgiu no mundo, provavelmente você citaria o ano de 2013, quando o TrueSmart foi concebido por meio de financiamento coletivo, ou ainda o ano 2000, quando a IBM apresentou o protótipo do Linux Smartwatch.

Mas, de fato, o primeiro “relógio inteligente” a ser lançado no mundo chegou em 1977, quando a Hewlett-Packard apresentou o HP-01, mais avançado relógio de pulso daquele momento. Combinando um visor de LED com sete dígitos e um teclado com 28 botões que ofereciam uma gama variada de funções que incluía relógio, alarme, calculadora, cronômetro, timer e até mesmo um calendário para 200 anos.

Ele não era pioneiro no sentido de combinar calculadora em um relógio, algo já existente no mercado há alguns anos, tampouco foi o primeiro relógio digital do mundo. Entretanto, a combinação de recursos o tornava um suprassumo da tecnologia portátil da época.

Continua após a publicidade

HP-01, o primeiro smartwatch do mundo. (Foto: Reprodução/The Museum of HP Calculators)

O gadget vinha acompanhado inclusive de uma pequena caneta, que era acoplada à pulseira do relógio e servia para digitação, já que as teclas eram bem diminutas. Ele pesava 170 gramas, tinha 15 milímetros de espessura e era vendido por US$ 695, um valor bastante salgado para um relógio na época.

Obviamente que a tecnologia aqui era limitada, mas se contextualizamos o produto em sua época (final dos anos 1970), é possível notar um conceito bem interessante e que só ganharia herdeiros a altura (ao menos no quesito inovação) quase 40 anos depois. Apesar do pioneirismo, o HP-01 foi descontinuado em 1979 e a HP nunca mais se aventurou neste ramo.

Fonte: Hodinkee