Publicidade

O Galaxy Watch 7 consegue detectar apneia do sono mesmo? Nós testamos

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Samsung anunciou há alguns meses um novo recurso para detecção de apneia do sono, desenvolvido no Brasil. Agora, ele finalmente está disponível no Galaxy Watch 7 — e promete ajudar no monitoramento do sono e na identificação de possíveis sinais do distúrbio.

Testamos a novidade por alguns dias e contamos, a seguir, se ela realmente funciona.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O recurso de detecção de apneia do sono do Galaxy Watch funciona mesmo? 

É importante destacar que, para este teste, usamos o Galaxy Watch 7 em uma pessoa que realmente tem esse problema, já identificado anteriormente. Assim, pudemos ter a certeza sobre o funcionamento do recurso. 

Para identificar sinais de apneia, o Galaxy Watch monitora a respiração e a saturação de oxigênio no sangue durante a noite. Assim, ele consegue alertar caso haja alguma irregularidade em relação a esses dados. 

É importante destacar que o relógio precisa ser usado por pelo menos duas noites seguidas, e que o posicionamento dele no pulso precisa ser bem firme e a uma altura adequada no braço. 

Caso contrário, ele pede o uso por mais dias para detectar corretamente os sinais de apneia. 

Nos nossos testes, o relógio identificou sinais de apneia logo após a segunda noite, e mostrou no visor do celular e do smartwatch que é necessário a consulta com um médico para uma análise mais detalhada e precisa.

Além de indicar a necessidade de um contato profissional, o relógio também orienta para nunca mudar os medicamentos nem tratamentos já prescritos. 

Continua após a publicidade

Testes com outro smartwatch mostrou resultados diferentes

Após o uso do Galaxy Watch 7, refizemos os testes com outra edição do relógio da Samsung, o Galaxy Watch 6 Classic. Com este modelo, “não foram detectados sinais de apneia obstrutiva do sono moderada a grave”, mas reforçou a importância de procurar um médico caso haja sintomas. 

No entanto, o app Samsung Health Monitor destaca que não são todos os casos identificados pelo relógio, apenas os possíveis quadros moderados a graves. Assim, casos de apneia central do sono não são detectáveis. 

Dessa forma, é possível que nas noites em que testamos o Galaxy Watch 6 Classic, o usuário não tivesse apresentado, de fato, um quadro mais grave. 

Continua após a publicidade

Quais smartwatches são compatíveis com a detecção de sinais de apneia do sono?

O recurso foi lançado, inicialmente, apenas para o Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra, mas a Samsung prometeu liberar gradativamente para modelos antigos, lançados desde o Galaxy Watch 4 — inclusive as pulseiras inteligentes Galaxy Fit. 

Para receber o recurso, é preciso manter o relógio atualizado, assim como o app Samsung Health Monitor, tanto no celular quanto no smartwatch. 

Dessa forma, essa é uma função disponível apenas para quem tem um celular da Samsung conectado, já que o Health Monitor é exclusivo dos celulares da sul-coreana.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

VÍDEO: Galaxy Watch Ultra, claramente a resposta da Samsung ao Apple Watch Ultra, porém com Android Wear OS