Galaxy Watch ganhará recurso de saúde que pode salvar vidas
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Antes de apresentar a esperada linha Galaxy Watch 6, a Samsung anunciou um novo recurso que chegará em breve. Tratam-se das notificações relacionadas ao ritmo irregular de batimentos cardíacos (IHRN), que devem auxiliar os usuários a identificar possíveis problemas graves de saúde.
- Galaxy Watch 6 ganhará tela maior com bordas finas em ambos os modelos
- Galaxy Z Flip 5 deve ganhar apps do Google otimizados para a tela externa
A função já foi aprovada por órgãos reguladores de locais como a Coreia do Sul e Estados Unidos, o que autorizou a Samsung a disponibilizar a função de forma oficial. Outros países que devem ganhar o IHRN ainda incluem a Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Hong Kong e mais — neste primeiro momento, o Brasil não está na lista.
Na prática, a função é capaz de detectar problemas como fibrilação atrial (AFib), condição que pode levar a coágulos de sangue no coração, aumentando os riscos de acidente vascular. Como alguns casos são assintomáticos e silenciosos, as notificações do relógio podem até mesmo ajudar a salvar vidas.
O IHRN se junta a outros monitoramentos já realizados pelo sensor BioActive presente na linha Galaxy Watch. Osa smartwatches podem, por exemplo, fazer gravações de ECG, ou enviar alertas relacionados a taxas muito altas ou baixas de batimentos cardíacos.
Para ativar os recursos e visualizar mais informações sobre saúde e bem estar, os relógios são integrados ao aplicativo Samsung Health, disponível para aparelhos com Android ou iOS. Assim que o acionamento é feito, os avisos serão enviados a qualquer momento que um ritmo irregular é detectado.
Diversos casos de pessoas que foram salvas por conta de notificações em relógios inteligentes já foram registrados no passado. Em geral, é recomendado que os usuários visitem um médico de forma mais rápida possível, para obtenção de exames mais precisos.
O novo recurso chegará primeiro na linha Galaxy Watch 6, esperada para o final deste mês com o sistema operacional One UI 5 Watch. Na sequência, as unidades do Galaxy Watch 5 e 4 também receberão o suporte para o IHRN nos países autorizados.