Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

20 funções e ajustes que você deve fazer no Apple Watch

Por| Editado por Bruno Salutes | 06 de Janeiro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Foto: Luke Chesser (Unsplash)
Foto: Luke Chesser (Unsplash)
Tudo sobre Apple

O Apple Watch possui inúmeras funcionalidades interessantes, que enriquecem o seu uso no dia a dia, trazendo muito mais agilidade e praticidade não apenas para tarefas específicas, mas para o seu cotidiano como um todo. Seja você um usuário iniciante, intermediário ou mesmo avançado, vale ficar por dentro de todos os truques que são possíveis com o relógio.

Confira abaixo nossa super lista com 20 funções e ajustes para fazer em seu Apple Watch e usufruir ao máximo do seu relógio:

1. Crie um mostrador personalizado

Continua após a publicidade

Você pode criar quantos mostradores quiser para usar em seu relógio. Mas, mais do que isto, você pode editar e personalizar cada um deles com as customizações disponíveis de cada, como o estilo, a cor e as complicações na tela. Isto pode ser feito tanto no app Watch do iPhone, como diretamente pelo seu relógio, pressionando o clique em cima do mostrador atual e clicando em "Editar".

2. Organize os aplicativos instalados

Por grade ou por lista? Você pode escolher como deseja visualizar os apps instalados em seu smartwatch. A visualização por lista é feita de forma alfabética, enquanto na visualização por grade, você pode segurar para arrastar os ícones dos apps, organizando-os da forma que achar melhor.

Continua após a publicidade

3. Gerencie as notificações de aplicativos

Caso não queira receber as notificações de determinados apps em seu relógio, você pode fazer isto através dos ajustes do app Watch. Desta forma, você seleciona quais os alertas que devem ser mantidos apenas no seu iPhone, não sendo espelhado também para o seu Apple Watch.

Continua após a publicidade

4. Ative ou desative a Siri

Sim, a assistente inteligente virtual da Apple também está disponível no Apple Watch. No app Watch do iPhone, entre em "Siri" para ativá-la e configurá-la da forma que preferir. Ou então, caso seja a sua vontade, simplesmente mantenha-a desativada.

5. Defina suas metas de atividades

Continua após a publicidade

Ao abrir o app Fitness do Apple Watch, desça toda a tela e localize uma opção para alterar as metas de atividades. Nesta tela, você deve definir a sua meta de calorias gastas diariamente, minutos praticados de treinos e exercícios físicos, e horas em pé durante todo o seu dia.

6. Registre seus treinos e exercícios físicos

O app Exercício, nativo no watchOS, traz diversas modalidades de atividades físicas para você poder treinar com seu relógio no pulso. Ao iniciá-lo, é possível acompanhar os seus batimentos cardíacos, calorias gastas com seus movimentos e, caso se aplique ao treino em questão, as estatísticas referentes aos quilômetros percorridos.

Continua após a publicidade

7. Monitore seus batimentos cardíacos

Aproveitando a deixa do item mencionado acima, o Apple Watch também possui um app totalmente voltado para o monitoramento dos seus batimentos cardíacos, que calcula a média de BPM em situações como em repouso, caso você durma ou tire um cochilo com o relógio no pulso, e em movimento, ou seja, todos os momentos em que você caminhar durante o seu dia.

Continua após a publicidade

8. Respire ou reflita com o Atenção Plena

Novidade do watchOS 8, o app Atenção Plena oferece dois recursos para você fazer uma pausa de um minuto na correria do seu dia: exercícios de respiração e de reflexão. Enquanto o primeiro te ajuda a respirar melhor, inspirando e expirando de maneira mais controlada, o outro apresenta uma sugestão aleatória para você pensar e refletir melhor a respeito.

9. Baixe músicas para ouvir offline

Continua após a publicidade

Que tal sair de casa para correr e se exercitar sem precisar levar seu iPhone no bolso? Caso você possua AirPods, Beats, ou outro fone de ouvido Bluetooth, basta você baixar músicas diretamente em seu smartwatch e conectá-lo aos seus fones. Desta forma, você não precisa de uma conexão de internet provida pelo seu iPhone ou mesmo por um chip, caso o seu Apple Watch seja modelo Cellular, para ouvir suas músicas.

10. Adicione cartões de crédito (Apple Pay)

O sistema de pagamentos online e por aproximação da empresa da maçã, o Apple Pay, também pode ser utilizado no seu Apple Watch. Para isto, no entanto, é preciso ativar o cartão de débito e/ou crédito também na seção "Carteira e Apple Pay", do app Watch. Feito isto, basta dar dois cliques no botão lateral do relógio e aproximá-lo ao leitor da maquininha. Prático, não?

Continua após a publicidade

11. Encontre o seu iPhone próximo a você

Caso você não esteja localizando o iPhone em suas proximidades, basta abrir a Central de Controle do Apple Watch e clicar no ícone de um celular. Imediatamente o seu smartphone vai tocar um alto som para te ajudar a encontrá-lo. Entretanto, este recurso apenas funcionar se o seu Apple Watch estiver pareado com seu iPhone, ou seja, estiverem relativamente próximos um do outro.

Continua após a publicidade

12. Atenda ou recuse ligações recebidas no iPhone

Sim, você pode até mesmo atender chamadas recebidas em seu iPhone e falar pelo relógio, utilizando o microfone e alto-falantes embutidos no dispositivo para se comunicar. Da mesma forma, você pode também recusar uma ligação recebida diretamente pelo smartwatch em seu pulso.

13. Monitore o nível de ruídos ambientes

Continua após a publicidade

Com o app Ruído, o Apple Watch metrifica o número de decibéis emitidos no som ambiente ao seu redor. Uma análise da exposição te alerta se o volume do som for considerado demasiadamente alto e puder eventualmente danificar a sua audição, caso você permaneça exposto a ele por muito tempo.

14. Ative a detecção de queda

No app Watch > SOS de Emergência, considere seriamente manter sempre ativado o recurso de Detecção de Queda, que identifica quando você sofrer uma queda súbita. O relógio vai aguardar para ver se você consegue se levantar e, caso não haja resposta, vai automaticamente entrar em contato com o número de emergência da sua localidade.

15. Ejeta a água de dentro do seu relógio

Ao utilizar o Apple Watch em esportes aquáticos, como natação ou surfe, o Bloqueio de Água impossibilita o uso da tela touch do relógio. Isto acontece para evitar toques acidentais em situações em que o dispositivo vai inevitavelmente se molhar. Para voltar a usá-lo, desbloqueie seu smartwatch, fazendo com que toda a água seja automaticamente ejetada de dentro dele.

16. Comunique-se pelo Walkie-Talkie

O Apple Watch vem embutido com um recurso muito interessante para comunicação exclusiva entre usuários do relógio, o Walkie-Talkie. Ao ativá-lo, você pode conversar ao vivo com amigos que também estejam com o recurso ativado em seus relógios no momento, bem ao estilo de um rádio comunicador de verdade.

17. Receba alertas de hora em hora

Na seção de "Relógio" do app Watch, você pode ativar o recurso de Sinos Tubulares: sons periódicos emitidos para anunciar o horário do dia, a cada hora, bem como igrejas fazem com seus sinos. Caso você goste da ideia da função, mas queira outro som, também há uma opção de piado de pássaros. Em "Acessibilidade", o recurso pode ser alterado para meia em meia hora, ou até mesmo a cada quinze minutos.

18. Limpe todas as notificações

Muitos alertas e mensagens acumuladas na Central de Notificações do seu Apple Watch? Caso queira, suba toda a tela e clique em "Limpar Tudo". É importante ressaltar, entretanto, que todas as notificações do seu iPhone também serão automaticamente limpas com este clique.

19. Ative o Modo Reserva de Energia

Para economizar bateria do seu Apple Watch mas poder ainda acompanhar as horas, ative o Modo Reserva de Energia. Todas as funcionalidades são automaticamente interrompidas, de modo a resguardar o restante da carga do seu relógio. Para retorná-lo a uso, basta reiniciá-lo.

20. Desbloqueie automaticamente seu iPhone e/ou Mac

Uma enorme praticidade para desbloquear rapidamente o seu iPhone é ativar o desbloqueio automático pelo Apple Watch. Para quem possui um Mac, o mesmo pode ser feito logo ao entrar na tela de início de sessão. Para configurar isto, basta ativar o recurso na seção "Face ID e Código" dos Ajustes do seu iPhone. Já no macOS, ative-o na seção de "Segurança e Privacidade" das Preferências do Sistema do seu Mac.