Fim da linha? Apple Watch Series 4 entra em lista "vintage" com outros produtos
Por Vinícius Moschen |

No início de mais um ano, a Apple atualizou sua lista de produtos "vintage" — ou seja, aqueles que passam a ter assistência para reparos apenas quando há partes disponíveis. Os itens adicionados incluem o Apple Watch Series 4 e o MacBook Pro 15 de 2019.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- China aumenta incentivos para população comprar novos celulares; entenda
- Apple e Huawei entram em "guerra de preços" na China
No ano passado, a Apple já havia encerrado o suporte de software para o Watch Series 4, após o lançamento do watchOS 11. O modelo permaneceu no watchOS 10 e não receberá mais atualizações significativas.
A inclusão na lista "vintage" abrange os modelos de 40 e 44 mm, tanto nas versões de alumínio quanto em aço inoxidável.
O smartwatch foi apresentado pela Apple em setembro de 2018 e se destacou por representar a primeira grande renovação na linha. Na época, ele trouxe telas maiores com bordas reduzidas, além de estrutura com linhas mais curvadas.
Quando foi analisado pelo Canaltech, o Apple Watch Series 4 se destacou pelas respostas táteis na coroa lateral de controle, e pelas amplas opções de monitoramento corporal.
A inclusão na lista de produtos "vintage" ocorre cinco anos após o encerramento das vendas do produto nos canais oficiais da marca. Quando se completam sete anos, ele passa a integrar a lista dos "obsoletos", momento em que o suporte técnico é interrompido por completo.
O MacBook Pro 15 de 2019, por sua vez, foi o último modelo da série com tela de 15 polegadas. Ele foi substituído no mesmo ano pelo modelo de 16 polegadas — o último com processadores Intel, antes da transição para as plataformas Apple M desenvolvidas pela própria empresa.
Ao contrário do que ocorreu com o Apple Watch, o MacBook Pro continua recebendo atualizações de software até o momento, com a versão mais recente do macOS.