Como controlar a câmera do iPhone pelo Apple Watch

Como controlar a câmera do iPhone pelo Apple Watch

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 20 de Maio de 2021 às 17h00
Foto: David Švihovec (Unsplash)

Sabe quando você coloca o seu iPhone parado em uma posição, ativa o Timer de 10 segundos e sai correndo para aparecer na foto? Pois bem, com o Apple Watch, você tem uma solução muito mais prática (e com bem menos correria envolvida).

Com o aplicativo da Câmera do seu Apple Watch, você pode controlar a visão e os comandos da câmera do seu iPhone — seja ela a frontal, seja a dianteira; basta escolher. Desta forma, você só precisa posicionar o seu dispositivo onde quer que ele fique parado e se posicionar para a foto, sem precisar correr.

E tem mais: para tirar mais fotos, você não precisa nem sair da sua posição. Pelo seu smartwatch, você pode tirar quantas fotos quiser, além de ajustar o Flash caso seja necessário, ou até mesmo ativar um Timer de 3 segundos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Descubra como controlar a Câmera do iPhone pelo seu Apple Watch para não precisar mais sair correndo para a foto:

Importante: o tutorial abaixo foi feito com o modo Foto, mas pode ser utilizado também com os modos Retrato, Vídeo, Câmera Lenta e Timelapse — exclui-se o modo Panorama, que não é compatível com a funcionalidade do relógio. Para utilizar outros modos que não seja o Foto, é preciso alterar manualmente no próprio iPhone.

Passo 1: posicione bem o iPhone onde você quer que ele fique parado.

Passo 2: com o relógio no pulso, abra o aplicativo da Câmera no seu Apple Watch.

Abra o app da Câmera do relógio. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: a câmera do iPhone vai ser automaticamente ativada. Conforme mencionado, o aplicativo vai estar no modo normal de Foto por padrão. Na tela do seu relógio, antes de começar a fotografar, toque nos três pontinhos no canto direito para verificar os ajustes.

Clique nos três pontinhos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Nota: caso você mexa no seu celular após ter aberto o aplicativo no relógio e feche o aplicativo da Câmera sem querer ou por algum motivo, a tela do Apple Watch vai informar que o app foi fechado e oferecer a opção de abri-lo novamente.

Clique para abrir a Câmera. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: nas opções dos três pontinhos, você vai encontrar uma série de configurações, começando pelo Timer de 3 segundos ao clicar para fotografar. Caso prefira tirar imediatamente, desative o Timer. Rolando para baixo, você também encontra opções relacionadas aos recursos de Live Photos, Flash e HDR, além de poder selecionar qual das câmeras do iPhone você deseja controlar, se a frontal ou a traseira.

Defina todos os ajustes conforme suas preferências. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: com os ajustes prontos, clique em OK e volte para a tela principal. Para fotografar, basta clicar no botão principal. Você vai sentir um toque tátil no Apple Watch para cada vez que acionar o botão e fotografar. Caso esteja com o Timer ativado, você vai sentir um leve toque tátil a cada segundo do Timer, e depois um toque maior assim que a foto for clicada.

Clique para fotografar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: para ver a sua foto no próprio relógio, toque na miniatura dela no canto esquerdo da tela.

Veja as fotos tiradas na tela do próprio relógio. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: a foto vai se abrir na tela do Apple Watch, mas, naturalmente, para vê-la com mais detalhes, é melhor abri-la no rolo da câmera do seu iPhone.

Confira as fotos tiradas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.