Apple Watch ganha "função mágica"; veja se o seu modelo será compatível
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Uma das novidades do sistema operacional watchOS 26 para relógios da Apple é o chamado “Wrist Flick”. Trata-se de uma função que permite dispensar notificações apenas com um gesto do pulso, sem precisar da outra mão. A novidade parece "mágica" em um contexto de notificações insistentes de todo tipo de aplicativo.
- Qual é o melhor Apple Watch para comprar?
- Qual é a diferença entre smartband e smartwatch e qual você deve comprar?
Para usar o novo recurso, basta virar o pulso para baixo e para trás, em um movimento coordenado que o Apple Watch detecta automaticamente.
O relógio usa o acelerômetro e o giroscópio para detectar o movimento e evita acionamentos acidentais do Wrist Flick.
O recurso também permite dispensar notificações recebidas, silenciar chamadas, desligar alarmes e alertas, e retornar ao mostrador do relógio.
Quais Apple Watch funcionam com o Wrist Flick
Por enquanto, a função estará disponível apenas nas gerações mais recentes de relógios, incluindo os Apple Watch Series 9, Series 10 e Apple Watch Ultra 2.
Esses são os mesmos modelos que suportam o gesto "Double Tap". É outra opção para controlar o relógio com apenas uma mão, já que funciona apenas ao tocar dois dedos duas vezes.
A Apple não explica exatamente por que modelos antigos não têm compatibilidade com o recurso, apesar de terem os mesmos sensores. Contudo, o gesto utiliza um novo modelo de machine learning, sugerindo que apenas os chips mais recentes têm capacidade de processamento suficiente para isso.
O "Wrist Flick" pode ser ativado ou desativado nas configurações do relógio, pelo caminho Ajustes ➝ Gestos ➝ Wrist Flick.
O beta do watchOS 26 já está disponível pelo Apple Developer Program. Um beta público será lançado ainda este mês, e o lançamento geral do sistema está previsto para a primavera no hemisfério sul.
Leia mais no Canaltech:
- Adeus, película? iPhone 17 Pro pode ter vidro ultra resistente e antirreflexo
- E agora, Zuckerberg? Dona do TikTok trabalha em óculos de realidade mista
- Briga da Samsung com chinesa deve deixar Apple machucada; entenda o caso