Publicidade

Apple acusa Oppo de usar tecnologia roubada do Apple Watch

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Apple Watch Series 11

A Apple está acusando o ex-engenheiro Chen Shi de vazar segredos comerciais para a rival chinesa OPPO. As informações supostamente reveladas indevidamente são relacionadas ao relógio inteligente Apple Watch. 

De acordo com as principais alegações da Maçã, Chen Shi teria baixado 63 arquivos confidenciais nas últimas semanas de trabalho na empresa. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na sequência, supostamente exibiu tecnologias da Apple em um evento interno da Oppo, ocorrido em 1º de agosto. O material de divulgação da apresentação indicaria que um “ex-diretor técnico da Apple” revelaria detalhes de hardware de sensores da empresa.

Como resposta, a Oppo nega ter recebido segredos da Apple. A fabricante ainda afirmou que não encontrou provas de vazamento durante o emprego de Shi, e ressaltou que a apresentação trataria apenas de “princípios gerais de engenharia”. 

Shi aceitou sofrer um processo de deposição, mas pediu adiamento e proteção judicial por motivos médicos, citando uma condição agravada por estresse.

Apple e Oppo apontam “falta de cooperação”

A Apple afirma que a Oppo não está cooperando para solucionar o caso, e citou que a chinesa não teria entregado todos os documentos solicitados, além de não ter fornecido resultados de perícias em dispositivos. 

A empresa acusante também diz que Shi teria tido tempo para apagar evidências dos servidores da Oppo. 

A Oppo, por sua vez, pediu reciprocidade na troca de documentos e alegou que a Apple entregou apenas 54 arquivos, em vez das centenas que teriam sido compartilhadas durante o tempo de trabalho de Shi. 

Continua após a publicidade

O caso está sendo julgado nos EUA, no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, Divisão de San Jose. O tribunal determinou que a Oppo entregue seus documentos até 31 de outubro, ou gradualmente a partir do dia 28, se forem numerosos. 

Já a Apple solicita uma medida cautelar para impedir que Shi vaze novas informações, e para proibir a Oppo e funcionários relacionados de usar ou trabalhar com tecnologias derivadas da empresa. 

Ainda não há decisão judicial final, e o caso segue em andamento. Novos desdobramentos são esperados até o fim deste ano.

O Apple Watch já foi peça central de processos anteriores de uso indevido de tecnologias, incluindo casos em que a própria Apple é a acusada. Foi o que aconteceu na batalha com a companhia de saúde Masimo, que levou ao bloqueio da importação de relógios da Maçã aos Estados Unidos. 

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech: