Xiaomi vai mudar nome de seu celular top para copiar Apple; entenda
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Por meio de suas redes sociais, a Xiaomi confirmou que vai pular o nome Xiaomi 16 para seus novos celulares topo de linha. Em vez disso, os modelos serão chamados de Xiaomi 17.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
- Por que celulares chineses são tão caros no Brasil, mas os carros nem tanto?
Como sinalizado pela própria empresa, o objetivo é competir diretamente com o iPhone 17, ao sincronizar o número das versões. Os celulares da Apple foram apresentados na semana passada.
A princípio, a linha da marca chinesa terá três modelos: Xiaomi 17, 17 Pro e 17 Pro Max. Portanto, a empresa também passa a adotar nomenclaturas iguais às da Apple para diferenciar as variantes.
Embora os anúncios recentes não contemplem detalhes técnicos dos celulares, essas informações já surgiram em rumores anteriores.
Xiaomi 17 — o que esperar
Em comum, todos os três celulares devem ser equipados com o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, cujo lançamento está previsto para o final deste mês.
As diferenças entre as variantes podem ser concentradas em aspectos como tamanho de tela e capacidade de bateria.
Foi dito que a bateria do Xiaomi 17 será de 7.000 mAh, enquanto o modelo Pro viria com 6.300 mAh e suporte para carregamento sem fio. Por sua vez, a versão Pro Max teria uma grande bateria de até 7.500 mAh.
As telas do 17 e do 17 Pro podem ser painéis OLED de 6,3 polegadas e resolução 2K com bordas ultrafinas. Já 17 Pro Max teria uma tela maior, de 6,8 polegadas.
Tanto o modelo Pro quanto o Pro Max devem compartilhar o mesmo sistema de câmeras, com três sensores traseiros de 50 MP (principal, ultrawide e teleobjetiva com função macro).
Na frente, a câmera de selfies também pode ter 50 MP, além do suporte para foco automático.
Não são esperados aumentos de preço em relação à geração anterior, com valores a partir de 4.499 yuan (ou R$ 3.379 em conversão direta) para o Xiaomi 17 com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
O lançamento para o mercado chinês deve ocorrer ainda neste mês. No entanto, é esperado que variantes globais cheguem apenas em um momento posterior.
Leia mais no Canaltech:
- Qual celular tem a melhor câmera? 12 opções por faixa de preço
- Que fim levou a Foston? A ascensão e queda da marca que dominou os MP3 no Brasil
- Por que celular usado ficou tão caro de repente?