Xiaomi trabalha em celular sem botões que poderá ser lançado antes da Apple
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •
A Xiaomi estaria com planos ambiciosos para o ano que vem, ao lançar um celular completamente sem botões em sua estrutura. O protótipo deste dispositivo seria identificado internamente por meio do codinome “Zhuque” e pode chegar ao mercado como produto final antes de um iPhone sem botões.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Chegou a hora do iPhone 16: Apple marca evento para 9 de setembro
- Galaxy S24 FE vaza por completo com detalhes de bateria e carregamento
Para substituir as teclas, o aparelho poderá utilizar outros métodos, como a combinação de controles por gesto, laterais com medição de pressão, ou até mesmo a detecção por voz.
Além disso, sua câmera frontal ainda ficaria posicionada abaixo do display, para dar um ar ainda mais limpo à sua seção frontal. Isso não é exatamente uma novidade no mundo de smartphones, mas a solução foi “esquecida” por grande parte das marcas nos últimos anos — com exceção das lentes em telas internas de celulares dobráveis.
A ideia de abrir mão dos botões nas laterais de um celular também não é totalmente nova por parte da Xiaomi, já que a empresa mostrou há alguns anos o Mi Mix Alpha com uma proposta parecida. No entanto, o dispositivo nunca foi mais que apenas um protótipo.
Na parte de processamento, o celular inovador da Xiaomi deve trazer o Snapdragon 8 Plus Gen 4 como principal componente de desempenho. Pouco se sabe sobre a plataforma até o momento, mas ela será uma opção com ainda mais performance em comparação com o 8 Gen 4 que chegará em outubro.
O mesmo processador também deve ser usado no Xiaomi 15S Pro, cujo lançamento também é esperado para o ano de 2025.
Já em 2019, o Meizu Zero foi mostrado como outro conceito de celular completamente sem botões ou aberturas para cabos, alto-falantes e afins. Mais uma vez, o produto não chegou às lojas.
Rumores também indicam já há alguns anos que a Apple estaria trabalhando em um iPhone sem botões, mas a empresa nunca deu indícios concretos de estar seguindo nessa direção, o que pode fazer da Xiaomi a primeira grande marca a ter um celular desse tipo à venda em escala global.
Leia outras notícias do Canaltech:
- Celular da Barbie é lançado com acessórios personalizados e muito rosa
- Edge 50 Neo e Razr 50 recebem selo da Anatel para venda no Brasil
- Google Pixel 9 Pro XL tem relatos de imagem "torta" na câmera zoom
Fonte: SmartPrix