Publicidade

Xiaomi prepara "força-tarefa" para criar seu novo chip de celulares; saiba mais

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Xiaomi
Divulgação/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi supostamente teria criado uma nova divisão focada inteiramente na produção do seu primeiro chipset: o Xring. Um vazamento aponta que a fabricante chinesa está conduzindo o projeto em uma empresa separada com aproximadamente mil funcionários, tendo um veterano da Qualcomm como diretor.

Os primeiros vazamentos do Xring datam de março, quando um suposto protótipo totalmente funcional surgiu na internet. Pouquíssimos detalhes foram revelados, então ainda não se sabe o verdadeiro potencial do chip, em termos de performance. A expectativa é que fosse oficialmente revelado em maio, mas nada foi confirmado desde então.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Especula-se que a medida de conduzir o projeto em uma empresa fora da Xiaomi trata-se de uma estratégia para se esquivar das garras dos EUA, que tem feito páreo duro com empresas chinesas em sua guerra comercial. Recentemente, as autoridades norte-americanas cortaram todas as relações comerciais com a Huawei, o que acabou servindo de alerta para as demais.

Além dos problemas com os Estados Unidos, também acredita-se que a Xiaomi separou a operação dedicada ao chip para evitar atenção desnecessária. O projeto tem sido conduzido de forma fechada e discreta.

Nova tendência

Caso saia como planejado, a iniciativa pode reforçar uma nova tendência no mercado mobile, em que muitas fabricantes passarão a investir nos seus próprios chips para reduzir sua dependência com as empresas que dominam esse mercado – a Qualcomm e a MediaTek.

Dentre as fabricantes asiáticas, a Samsung também tem feito investimentos pesados no seu chip Exynos há algum tempo, mas encarou alguns desafios relacionados à produção em larga escala. Por conta disso, seu top de linha mais recente, o Galaxy S25, acabou sendo lançado com um processador da Qualcomm.

Leia mais no Canaltech:

Xiaomi Redmi Note 14 Pro+ 5G: um "top de linha de entrada"?

Continua após a publicidade

Fonte: Wccftech