Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mi A3 | Xiaomi interrompe atualização para Android 10; veja o que muda

Por| 29 de Fevereiro de 2020 às 15h36

Link copiado!

SCMP
SCMP

*Artigo atualizado, 2 de março: update interrompido.

Após meses de espera, promessas e adiamentos, os donos do Xiaomi Mi A3 começam a receber, neste sábado (29), a atualização para o Android 10 em seus aparelhos. O update traz a versão de firmware (11.0.7.0.QFQMIXM) está sendo distribuído em vários países, entre eles o Brasil, via OTA (over-the-air) e pesa 1,3 GB.

Xiaomi Mi A3: problemas da atualização para Android 10

Continua após a publicidade

Logo após a publicação da matéria, muitos leitores têm relatado no espaço para comentários a respeito de alguns problemas após o update, como o não funcionamento do sensor biométrico embutido na tela, falta de reconhecimento do rosto do usuário no desbloqueio facial e fechamento da câmera nativa no modo Pro.

Durante a produção dessa matéria atualizamos uma unidade do Xiaomi Mi A3 aqui no Canaltech e não notamos, a princípio, nenhum problema específico com a atualização. É sempre recomendável antes de um grande update como esse realizar uma instalação limpa, removendo da memória linhas de códigos e registros da versão anterior.

O passo a passo para isso é simples, mas requer que você faça um backup de fotos, vídeos e outros artigos antes de começar.

Passo 1: entre em "Configurações" > "Sistema" > "Backup" > "Fazer backup agora" para salvar dados relativos a sua conta do Google. Caso use o Fotos, aproveite e realize o backup na mesma janela.

Continua após a publicidade

Passo 2: também é indicado realizar backups em aplicativos específicos, como no WhatsApp, por exemplo, e salvar mensagens trocadas antes no mensageiro.

Passo 3: acesse "Configurações" > "Sistema" > "Redefinir opções" > "Limpar todos os dados (redefinição para configuração original)" > "Limpar todos os dados" e, com isso, você apagará todos os apps instalados e retornará o smartphone para o padrão de fábrica.

Continua após a publicidade

É esperado que após esse procedimento e realizada uma nova configuração inicial do aparelho, os bugs relatados desapareçam. Vale ressaltar que, até o momento, a Xiaomi está liberando a atualização em lotes e daqui a alguns dias se pronuncie sobre bugs e até libere uma pequena atualização de correção.

Xiaomi Mi A3: atualização para Android 10

Logo após o lançamento do Android 10, em setembro do ano passado, um dos executivos da Xiaomi na Índia prometeu que o smartphone seria um dos primeiros contemplados com o update, algo que não aconteceu de imediato e gerou muita revolta dos fãs, com direito a petição online.

A previsão inicial se estendeu para janeiro, depois para fevereiro e posteriormente para março, em virtude do surto de Coronavírus na China. Vale lembrar que há poucos dias o aparelho tinha recebido a atualização de segurança relativa ao mês de fevereiro, enquanto os antecessores Mi A2 e Mi A2 Lite já contavam com a nova versão mais recente do SO.

Continua após a publicidade

Xiaomi Mi A3: novidades do Android 10

Entre as novidades mais aguardadas para o smartphone da Xiaomi estão o tema escuro, agora disponível de forma nativa sem a necessidade de ativar a economia de bateria, a navegação por gestos aprimorados e maiores controles de privacidade, como confirma a notificação de atualização:

Continua após a publicidade

É importante destacar que caso nenhum erro crítico seja detectado pela Xiaomi nesse primeiro lote, mais aparelhos devem ser contemplados com a atualização nos próximos dias. Além disso, por fazer parte do programa Android One, o Xiaomi Mi A3 ainda tem mais atualização de sistema operacional garantida: o Android 11.

Atualização (02/03): o update foi interrompido pela Xiaomi depois de vários relatos de problemas. Usuários reclamaram de falhas no app da câmera, alto consumo de bateria, cartões de memória que ficam corrompidos e até problemas com bootloop, um dos mais graves. Os desenvolvedores vão corrigir as falhas e o Android 10 deve ser liberado novamente para o Mi A3 em breve.

E você, leitor que tem um Mi A3, já recebeu a notificação no seu dispositivo? Se sim, conte-nos abaixo e deixe a sua opinião!