Xiaomi está prestes a revolucionar fotografia de celular com novo sensor
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A Xiaomi poderá usar um novo sensor principal de câmeras para a linha Xiaomi 16 que pode revolucionar a fotografia mobile. Segundo informações recentes do perfil Digital Chat Station, o componente escolhido seria o OmniVision OV50X.
- 7 motivos para celulares chineses terem ficado tão caros no Brasil
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
Apresentado em abril deste ano, o componente é considerado inovador no segmento de câmeras para smartphones. Um de seus diferenciais é o alto alcance dinâmico de 110 dB (cerca de 18 stops de luz).
Na prática, essa medida indica a alta amplitude de captação do sensor, para que exiba detalhes tanto nas áreas claras quanto nas seções escuras na imagem.
Ou seja, a chance de imagens saírem estouradas (claras demais) ou escuras demais seria drasticamente reduzida, especialmente em vídeos.
Portanto, o sensor promete entregar resultados de qualidade quase cinematográfica em dispositivos móveis. Contudo, amostras representativas serão vistas apenas após o lançamento dos novos smartphones da Xiaomi.
Outras características do sensor incluem:
- Resolução de 50 megapixels: dá margem para recortes sem grandes perdas de qualidade
- Dimensões de 1 polegada e pixels de 1,6µ: deve aumentar a qualidade e a capacidade de captação de luz
- Saída RAW RGB é compatível com 10, 12 e 14 bits: promete gravação de imagens com alta profundidade de cor e maior flexibilidade na edição pós-processamento.
- Arquitetura do sensor do tipo PureCel Plus-S empilhada: pode reduzir efeitos artificiais e aumentar a eficiência na captação de luz.
- Foco com detecção de fase quádrupla e cobertura de 100% do sensor: pode entregar foco automático mais rápido e preciso em diferentes enquadramentos
- Captura de vídeo com alto alcance dinâmico (HDR) em resolução 8K: faz imagens que prometem ter alta qualidade mesmo ao ver em telas maiores, como TVs;
- Vídeos em até 180 fps: útil para efeitos de câmera lenta.
Novo sensor é feito na China
O componente é produzido na China, o que ainda se mostra uma vantagem em relação a sensores fabricados por outras empresas no mercado externo.
A produção em massa do OV50X está prevista para o terceiro trimestre de 2025, data que coincide com o lançamento da linha Xiaomi 16. Os celulares devem ser anunciados no final do ano, com a segunda geração dos processadores Snapdragon 8 Elite.
Leia mais no Canaltech:
- Novo MediaTek terá grande salto em games e bateria, diz leaker
- iPhone 17 Air tem bateria vazada; veja quão fino deve ser
- Galaxy Z Flip 7 passa por teste extremo de durabilidade; veja como ele se saiu