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Xiaomi e Huawei crescem no segmento de celulares top de linha, aponta relatório

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

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Divulgação/Xiaomi
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Companhias como a Xiaomi e a Huawei viram suas vendas de celulares top de linha crescerem na China, que tem a maior base de consumidores do mundo. Os dados foram divulgados pela agência Counterpoint Research, com detalhes sobre as principais tendências. 

Embora ainda esteja abaixo da Apple, a Huawei tem um crescimento constante desde o ano de 2022, com evolução de 12% para 29% do mercado de celulares considerados avançados. O recorte desta categoria inclui apenas os dispositivos que custam mais de US$ 600, ou R$ 3.530 em conversão direta. 

Um movimento parecido é visto por parte da Xiaomi e da Vivo, ainda que as marcas tenham presença mais tímida entre os modelos caros. Juntas, elas passaram de 5% em 2020, para 15% em 2024. 

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Crescimento tem relação com novas estratégias

Analistas da Counterpoint associam esse crescimento a fatores como a introdução dos chips Kirin, por parte da Huawei. Os processadores serviram como uma forma de a empresa “driblar” sanções impostas pelos Estados Unidos desde 2019, que obrigavam a companhia a utilizar plataformas Snapdragon defasadas em seus dispositivos. 

Em geral, a política restritiva dos EUA é considerada pelos especialistas como uma fonte de oportunidades para as maiores marcas chinesas, que passaram a investir mais no segmento de topos de linha. 

No período que engloba os anos de 2022 a 2024, a Apple teve sua participação reduzida de 75% para 54% entre os celulares acima dos US$ 600. 

Na totalidade, o recorte de celulares avançados tem crescido na China, e já domina 28% de todas as compras feitas por lá. Para efeito de comparação, essa parcela era de apenas 11% em 2018, e tem aumentado em todos os anos desde então. 

Para o futuro, os analistas da Counterpoint acreditam que a competição de mercado impulsionará as fabricantes em direção à inovação e diferenciação de produto, o que tende a aumentar a qualidade dos celulares avançados.

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