Xiaomi 13T sofre com artefatos em teste de câmera do DXOMARK
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Aposta mais recente da Xiaomi no segmento de celulares intermediários premium, o Xiaomi 13T acaba de ter o conjunto de câmeras avaliado pelos engenheiros do portal especializado DXOMARK. Ao que parece, o aparelho tem potencial de entregar boas fotos e vídeos, mas acaba ofuscado pela forte presença de uma variedade de artefatos, passando longe de concorrentes com capacidades similares.
- Xiaomi 14 Pro deve ter tela com curva para os quatro lados, indica vazamento
- Xiaomi anuncia programa de financiamento de celulares
Xiaomi 13T tem HDR amplo
Com processamento liderado pelo MediaTek Dimensity 8200-Ultra, variante customizada focada em câmeras, além de otimizações da Leica, o Xiaomi 13T é embarcado com um conjunto de lentes bastante robusto, ao menos no papel. São três no total: uma principal munida de sensor Sony IMX707 de 50 MP, abertura de f/1.9, estabilização óptica (OIS) e foco automático por detecção defase (PDAF); uma ultrawide de 12 MP com abertura de f/2.2; e uma telefoto também de 50 MP, com abertura de f/1.9, zoom óptico de 2x e PDAF.
Segundo as observações feitas pelo DXOMARK, o projeto tem capacidade de entregar ótima qualidade de fotografia, mas apresenta um número significativo de problemas que atrapalham o bom desempenho do aparelho. Entre os pontos positivos, a equipe destaca a boa exposição e o alcance dinâmico razoavelmente amplo, especialmente em cenas bem iluminadas e ambientes internos, além do foco automático rápido e preciso.
Outros destaques incluem o bom equilíbrio entre as texturas dos objetos e ruído, cores vívidas e agradáveis em vídeos, bem como a estabilização efetiva nas gravações. É válido citar que, ainda que o aparelho não seja necessariamente ruim em registros feitos com baixa luz, as características do dispositivo se fortalecem em capturas favoráveis, como áreas com boa iluminação e até locais internos.
Dito isso, um número significativo de problemas foi listado entre os pontos negativos: a exposição em vídeos é instável, há aplicação de tonalidades sobre as imagens relacionadas ao balanço de branco, e há presença forte de ruído nas capturas em baixa luz. Também estão entre as falhas instabalidades de imagem e diferenças de nitidez entre quadros nas gravações, e uma série de artefatos, como escurecimento das bordas das imagens, mudanças de tonalidade e color fringing (bordas coloridas incorretas ao redor dos objetos).
Xiaomi 13T: boa câmera afetada por problemas
Diante dos resultados, o time do DXOMARK concluiu que o Xiaomi 13T oferece bons resultados tanto em fotos, quanto em vídeos, tendo como destaques o foco rápido, o HDR que consegue equilibrar a exposição mesmo em cenas desafiadoras e a boa retenção de detalhes. No entanto, também há uma enorme quantidade de problemas em ambos os casos, indo de tons de pele não naturais e erros no contraste a pontos luminosos estourados nas gravações.
As falhas acabam ofuscando o desempenho fotográfico do dispositivo, que consegue marcar 123 pontos, passando assim longe de aparelhos similares da categoria — a solução da Xiaomi fica próxima ao iPhone 11 Pro Max, e perde para o Galaxy Z Fold 4, reconhecido por não oferecer a melhor experiência de fotos.
Lançado no mercado global em setembro, o Xiaomi 13T busca chamar atenção pelo design premium, a tela avançada de 144 Hz e, curiosamente, o conjunto de câmeras. O aparelho está disponível em alguns países, com preço sugerido que parte de € 649 (~R$ 3.550). Ainda não há previsão para que o telefone seja trazido ao Brasil, mas já é possível encontrá-lo para compra através de importação.
Xiaomi 13T: ficha técnica
- Tela: AMOLED de 6,67 polegadas, resolução 1,5K de 2712 x 1220 pixels, taxa de atualização de 144 Hz, brilho máximo de 2.600 nits, HDR com HDR10+ e Dolby Vision, Gorilla Glass 5
- Processador: MediaTek Dimensity 8200-Ultra
- Memória RAM: 8 GB ou 12 GB LPDDR5
- Armazenamento: 256 GB UFS 3.1
- Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX707, f/1.9, dimensões de 1/1,28 polegada, pixels de 1,22 μm, OIS, PDAF) + 12 MP (Ultrawide, distância focal equivalente de 15 mm, abertura f/2.2) + 50 MP (Telefoto, distância focal equivalente de 50 mm, abertura f/1.9, zoom óptico de 2x, PDAF)
- Câmera frontal: 20 MP (f/2.2)
- Dimensões: 162,2 x 75,7 x 8,5 mm
- Peso: 197 g
- Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida de 67 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.4, NFC, sensor infravermelho, leitor de digitais óptico sob a tela, certificação IP68, som estéreo com Dolby Atmos
- Cores disponíveis: preto, verde e azul
- Sistema operacional: Android 13, sob a MIUI 14
Fonte: DXOMARK