Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OnePlus 6T é mais um celular a receber o Windows 11 ARM

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Julho de 2021 às 11h10

Link copiado!

OnePlus 6T é mais um celular a receber o Windows 11 ARM
OnePlus 6T é mais um celular a receber o Windows 11 ARM

Um grupo de desenvolvedores conseguiu uma façanha ao instalar, com sucesso, uma build do Windows 11 em um celular Android. No experimento, a equipe utilizou um OnePlus 6T — smartphone lançado em 2018 pela fabricante chinesa — e, no vídeo de demonstração, a interface é até que fluida, apesar de passar longe da perfeição.

É importante destacar que o celular em questão já executava uma interface do Windows 10 e o processo de migração para o Windows 11 demorou um bom tempo. Apesar disso, mais próximo do final do vídeo, a plataforma mais recente da Microsoft é exibida no celular, com uma navegação relativamente suave visto que é executada em um dispositivo que não é suportado oficialmente pelo software.

No vídeo, é possível ver que alguns recursos estão bem funcionais: a tela sensível ao toque e a conectividade USB funcionam perfeitamente, enquanto até a placa de vídeo é executada parcialmente. No entanto, outras funções como o Wi-Fi, o Bluetooth e o alto-falante não estão disponíveis com essa versão modificada do OnePlus 6T.

Continua após a publicidade

Apesar desses problemas, é muito interessante ver que a comunidade de desenvolvedores já conseguiu fazer com que um sistema operacional recém lançado e destinado especialmente para computadores funcionasse em um dispositivo móvel não compatível, especialmente se tratando de um modelo que veio com Android de fábrica. Antes disso, um grupo já havia conseguido instalar o Windows 11 no Lumia 950 XL, que roda o Windows 10 Mobile por padrão.

A equipe também destacou que já começou a testar diversos jogos e divulgou uma lista dos títulos que puderam ser executados pelo celular no Windows 11. De acordo com eles, o OnePlus 6T conseguiu lidar até que bem com games como GTA IV, CS:GO, Far Cry, Minecraft, Need for Speed: Most Wanted e SimCity 5.

Além do OnePlus 6T, os desenvolvedores também testaram a interface da Microsoft em um OnePlus 6 e destacaram que ela pode ser instalada em praticamente qualquer smartphone equipado com o chipset Snapdragon 845, sendo executado com sucesso também no Xiaomi Mi 8. No entanto, é importante lembrar que o processo requer um pouco de conhecimento no campo de desenvolvimento e a instalação do Windows 11 em um smartphone Android pode danificar o aparelho.

Continua após a publicidade

Para saber mais sobre o Renegade — nome dado ao projeto pela equipe de desenvolvedores — e para verificar mais detalhes sobre a instalação do Windows 11 em smartphones Android, acesse sua página oficial por meio deste link.

Fonte: XDA Developers