Vídeo mostra mecanismo de funcionamento de câmera giratória do Galaxy A80

Por Wagner Wakka | 04 de Julho de 2019 às 23h00
Joyce Macedo / Canaltech
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Galaxy A80

Ficha técnica

Em abril, a Samsung apresentou o Galaxy A80, aparelho da linha na qual ela está mais disposta a fazer experimentações. A grande novidade foi um sistema de câmera retrátil e giratória, aproveitando o mesmo conjunto de sensores tanto para o sistema traseiro quanto para o frontal.

Na época, se especulou muito sobre como seria a durabilidade deste mecanismo, bem como ele funciona por dentro. Agora, um perfil do Twitter com foco em smartphones chamado Ice Universe publicou um vídeo da câmera do A80 em funcionamento fora do aparelho. É possível ver que as travas de elevação são feitas pelas laterais, sendo que há apenas um motor girando e elevando a câmera.

“Esta é a estrutura mecânica da câmera do Galaxy A80, a qual é bastante complexa, e ocupa bastante espaço. O vídeo é de um engenheiro chinês da Samsung”, explica a postagem.

Pelo vídeo, é possível perceber que o movimento é primeiro de saída da câmera de seu espaço retraído, para depois rotacionar, usando o mesmo motor. O interessante é que o sistema é bastante parecido com o que outras empresas, como OPPO e Vivo, usam em seus aparelhos com a mesma proposta.

Outro ponto interessante que o vídeo revela é que o sistema precisa apenas de pressão em um dos lados para se elevar, indicando que o um mau funcionamento em um dos pontos laterais não prejudica completamente a utilização da câmera.

A proposta de câmera giratória tem dois objetivos. O primeiro e mais claro é que assim é possível usar o mesmo conjunto de lentes para ambos lados, frontal e traseiro, diminuindo o custo de produção. Ainda, faz com que a câmera frontal tenha a mesma qualidade da traseira, geralmente melhor na maioria dos dispositivos pelo mundo.

No caso do A80, o conjunto triplo traz sensor de 48 MP como principal, outro de 8 MP para grande angular e um terceiro de 5 MP para profundidade de campo. Colocar os mesmos três sensores em uma câmera frontal poderia encarecer o aparelho consideravelmente.

Outro ponto é que o sistema permite que toda a face dianteira do aparelho seja dedicada somente à tela, sem que haja botões ou câmera com entalhe e furo em tela. Assim, é possível fazer aparelhos menores, mas que ainda assim tenham um bom tamanho de display.

O Galaxy A80 foi lançado em abril deste ano.

Fonte: Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.