Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja quais modelos do iPhone 6s serão homologados pela Anatel

Por| 30 de Setembro de 2015 às 09h18

Link copiado!

Veja quais modelos do iPhone 6s serão homologados pela Anatel
Veja quais modelos do iPhone 6s serão homologados pela Anatel

Brasileiros em passagem pelo exterior podem estar pensando em comprar um iPhone 6s, o mais recente lançamento da Apple, lá fora. Apesar de relativamente simples, fazer isso exige um certo cuidado para não ter problemas caso você precise acionar a garantia do produto.

Isso porque para que um smartphone comprado no exterior tenha garantia aqui, ele precisa ter as mesmas especificações dos modelos homologados pela Anatel. Se as especificações não batem, a Apple não oferece garantia e você pode ter um grande prejuízo.

Desta vez, contudo, o próprio iOS informa se o modelo em questão está ou não homologado no Brasil. A informação é bem valiosa e serve para acabar com as dúvidas, especialmente depois de algumas mudanças em relação aos aparelhos distribuídos pela Apple aqui em nosso país.

Entenda o caso

Continua após a publicidade

Normalmente, a Apple costumava lançar sempre o mesmo modelo de iPhone para todas as Américas. Nos Estados Unidos, este modelo era vendido pela AT&T, então, você poderia adquirir o gadget lá e ter a certeza de que ele funcionaria aqui, com garantia da Apple, sem nenhum problema.

Quando a T-Mobile começou a vender iPhones, ela adotou o mesmo modelo da AT&T, ou seja, bastava comprar um ou outro, sem medo de ser feliz. Porém, este ano, as coisas mudaram. A Apple tornou mais rígidas as compras pelo site, exigindo informações suas enquanto cliente de uma operadora (algo que moradores dos EUA têm, mas quem é de fora, não).

A partir do iPhone 6s, porém, a Apple passa a dar mais detalhes sobre a regulamentação de seus modelos dentro do próprio iOS. De acordo com o Blog do iPhone, acessando as informações do sistema é possível verificar quais os países em que ele já é suportado.

Ainda conforme a publicação, os modelos homologados pela Anatel não serão mais os vendidos pela AT&T nos Estados Unidos, mas, sim, aqueles comercializados pelas operadoras T-Mobile e Verizon. Além disso, estes mesmos modelos são vendidos em outros países, ou seja, se você comprar um iPhone em qualquer país do mundo (e, se comprar nos EUA, ele não for o da AT&T), ele vai funcionar e ter garantia aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

Modelos homologados

Em resumo, os modelos A1688 (iPhone 6s) e A1687 (iPhone 6S Plus) serão aprovados pela Anatel e devem estar à venda no país em breve. Se você comprar qualquer um deles em qualquer país do mundo (e, nos EUA, junto a T-Mobile ou a Verizon), pode trazê-los para cá sem ter medo de perder a garantia.

Modelos não homologados

Se você comprar um aparelho não homologado pela Anatel, caso dos iPhones vendidos pela AT&T nos EUA, eles podem funcionar corretamente aqui no Brasil — desde que estejam desbloqueados, é claro —, contudo, em caso de problemas, você não poderá acionar a garantia.

Continua após a publicidade

É altamente recomendável se informar bem sobre o modelo que você está adquirindo antes de finalizar uma compra. Lembre-se de que algumas operadoras, como é o caso da Sprint, vendem apenas aparelhos bloqueados.

Ainda não há informações oficiais sobre quando a Anatel vai homologar oficialmente os novos iPhones por aqui, mas o fato do próprio aparelho conter tal informação já garante que isso será feito em breve.

Fonte: Blog do iPhone