Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vale a pena comprar um Galaxy S10e em 2020? Confira

Por| 13 de Agosto de 2020 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Com os celulares ficando cada vez maiores e robustos, o Galaxy S10e chamou muita atenção por representar uma ruptura no design atual ao ser chegar às lojas com um corpo compacto e as melhoras configurações para a época, sendo uma das melhores opções do mercado para quem não gosta de "trambolhões" ou possui mãos pequenas.

A pergunta que não quer calar é: um ano depois do seu lançamento, ainda vale a pena comprar o Galaxy S10e? Para ajudá-lo a responder a questão, destacamos pontos positivos e negativos do aparelho abaixo.

Continua após a publicidade

Prós

  • Corpo compacto;
  • Desempenho poderoso com o chip Exynos 9820;
  • Construção em vidro Gorilla Glass e metal nas laterais;
  • Certificação IP67 (resistência contra água e poeira);
  • Tela AMOLED de excelente qualidade;
  • Conjunto de câmeras decente;
  • Carregamento rápido.

Contras

  • Pouca autonomia de bateria;
  • Sistema operacional atualizado, mas com os dias contados.
Continua após a publicidade

Galaxy S10e: compacto e premium

A característica que mais chama atenção ao olhar para o Galaxy S10e é o seu tamanho compacto. Mas não se engane: apesar das dimensões menores que as do Galaxy S9 e similares às do iPhone X, sua construção é de ponta e promete uma sensação premium. Tanto a tampa traseira quanto a tela são protegidas pelo vidro Gorilla Glass 5 e, assim como os principais smartphones da Samsung, há resistência contra água e poeira (certificação IP68).

Embora o Galaxy S10e tenha ido na contramão da ideia de “quanto maior, melhor”, seu visual quase sem bordas e com um furo na tela para a câmera frontal segue sendo a tendência do mercado. Além disso, por ser compacto, suas 5,8 polegadas com resolução Full HD+ oferecem cores mais vibrantes e muito bem definidas, contando com uma densidade de pixels de 438 ppi, suporte ao padrão HDR10+ e painel AMOLED dinâmico.

Continua após a publicidade

Outro ponto positivo que vale mencionar no Galaxy S10e é o leitor de impressões digitais na lateral. É uma posição ainda pouco comum na maioria dos celulares disponíveis no Brasil, mas, acredite: é bastante prático e surpreendentemente rápido.

Mão para toda obra

Apesar de ser uma versão mais acessível dos Galaxy S10 e S10+, o Galaxy S10e não economizou nas especificações técnicas. Ele é equipado com o mesmo chip Exynos 9820 dos irmãos, um dos modelos mais potentes da Samsung para 2019, que possui um processador de oito núcleos rodando a até 2,7 GHz e uma GPU Mali-G76 MP12.

Na prática, a garantia é de rodar todos os jogos disponíveis na Play Store sem engasgos. No que diz respeito às opções de memória RAM e armazenamento interno, seus 6 GB e 128 GB, respectivamente, são mais que suficientes para aplicações pesadas ou mesmo diversos apps simultaneamente para uso no dia a dia. Resumindo, o conjunto do smartphone não deve dar dor de cabeça por pelo menos mais dois anos.

Continua após a publicidade

Principal ponto negativo do Galaxy S10e, a bateria de 3.100 mAh dificilmente será capaz de entregar autonomia para todo o dia, principalmente se você for um usuário que adora jogar por muitas horas. Felizmente, há um carregador rápido na caixa de 15 W que promete 50% de carga em pouco mais de meia hora na tomada.

Câmeras interessantes

As câmeras do Galaxy S10e continuam bastante interessantes um ano depois de seu lançamento. São duas no total, sendo a principal de 12 MP e a ultra grande-angular de 16 MP. Elas são capazes de gravar em 4K a 60 quadros por segundo, tem suporte para HDR10+, modo noturno, efeito ‘bokeh’ — aquele que borra o fundo das imagens — e funções de câmera lenta.

Em relação à câmera frontal, o Galaxy S10e também promete fotos de boa qualidade mesmo em ambientes com iluminação mais desafiadora. São 12 MP com abertura de f/1.9, foco PDAF e Dual Pixel. Em suma, as câmeras não devem decepcionar e seguram o tranco mesmo em um aparelho com mais de um ano de vida.

Continua após a publicidade

Android atualizado, mas com os dias contados

Lançado com o sistema operacional Android 9.0 Pie, o Galaxy S10e já recebeu o atual Android 10 e está previsto para ganhar o recém-anunciado Android 11. No entanto, espera-se que esta seja a última grande atualização para o topo de linha, o que pode desagradar alguns usuários a longo prazo.

Apesar disso, a interface One UI da Samsung está presente no Galaxy S10e e traz um visual bastante colorido e altamente personalizável. Há também recursos bem interessantes como modo escuro, Always-on Display, suporte ao modo DeX, que transforma o celular em um computador, e diversas opções de ícones e temas.

Vale a pena comprar o Galaxy S10e em 2020?

Continua após a publicidade

Se você gosta de celulares compactos e ainda assim poderosos, a resposta é: com certeza. Apesar de já ter pouco mais de um ano de vida, o Galaxy S10e ainda é o smartphone Android com tela abaixo de 6 polegadas mais potente disponível no Brasil.

Suas configurações são suficientes para jogar títulos pesados e usar vários aplicativos simultaneamente por pelo menos mais dois anos sem problemas. A interface One UI também traz diversos recursos atuais, o que deve compensar a falta de funções dos futuros Android.

As câmeras também não deixam a desejar, com suporte a gravação em 4K e os principais modos usados pela maioria dos smartphones atuais tanto nas câmeras traseiras quanto na frontal. O que pode desagradar os usuários é a bateria de apenas 3.100 mAh, que não garante um dia inteiro de uso com folga, mas o carregador rápido na caixa deve compensar um pouco esse contratempo.

Continua após a publicidade

Resumindo: o Galaxy S10e é um smartphone quase perfeito e um dos melhores custo-benefício do mercado. Lançado no Brasil por R$ 4.299, atualmente é possível encontrá-lo por cerca de R$ 2.400, o que o torna uma excelente opção para a categoria.

Samsung Galaxy S10e: ficha técnica

  • Tela: 5,8 polegadas AMOLED dinâmico, resolução Full HD+, suporte ao padrão
  • HDR10+;
  • Chipset: Exynos 9820 8 nm octa-core (2x de 2.7 GHz; 2x de 2.4 GHz e 4x de 1.9
  • GHz Kryo 385 Silver);
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB (expansível via cartão de memória até 512 GB);
  • Câmera traseira: 12 MP (principal) + 16 MP (ultra grande-angular);
  • Câmera frontal: 10 MP;
  • Dimensões: 142.2 x 69.9 x 7.9 mm;
  • Peso: 150 gramas
  • Bateria: 3.100 mAh com carregamento rápido de 15 W;
  • Extras: carregamento reverso, IP68, Bluetooth 5.0, NFC, modo DeX;
  • Cores disponíveis: preto, azul, amarelo e branco;
  • Sistema operacional: Android 10 com interface One UI.

Possui um Galaxy S10e? O que você acha do aparelho? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo!