Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desmonte do Pixel 5a revela baixo nível de reparabilidade do aparelho

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Agosto de 2021 às 16h02

Link copiado!

Desmonte do Pixel 5a revela baixo nível de reparabilidade do aparelho
Desmonte do Pixel 5a revela baixo nível de reparabilidade do aparelho
Google Pixel 5a

O Pixel 5a foi anunciado pelo Google neste mês de agosto como uma opção de aparelho mais acessível em relação à série principal, com atrativos como Snapdragon 765G, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno, tela OLED de 6,34 polegadas e resolução Full HD+, câmera principal de 12 MP e bateria de 4.680 mAh, a maior já usada na linha. Agora, o aparelho foi desmontado pelo canal PBKReviews no YouTube, revelando algumas dificuldades de operação, o que diminui os índices de reparabilidade do dispositivo.

Dificuldade para retirada da bateria

Continua após a publicidade

Após a retirada da tela com o uso de uma fonte de calor, a parte interna do display revela uma placa em plástico com grampos para assegurar a firmeza da peça, assim como uma proteção contra água na moldura em volta. No aparelho em si, depois da retirada de uma camada protetora, revela-se a bateria junto com uma placa metálica que protege os componentes da placa-mãe e ainda dá suporte a outras peças.

A retirada da bateria se mostrou um processo complicado, pois as alças que supostamente ajudariam o procedimento simplesmente arrebentaram nas mãos do YouTuber. Com o uso de algumas gotas de álcool isopropilico, a cola é dissolvida e a bateria pode enfim ser removida.

Há suporte para NFC, mas sem carregamento wireless

Continua após a publicidade

Com a placa-mãe revelada, pode-se ver a entrada para cartão SIM localizada na lateral do dispositivo, além de vários outros componentes conectados, como o processador, memória RAM, câmeras, sensor de proximidade, microfones e entrada USB-C para carregamento e fones de ouvido.

Uma característica que chamou a atenção do YouTuber é o fato de que atrás de todos os componentes fica localizado o espaço reservado para a base com o sensor de NFC, mas não há carregamento sem fio, recurso que geralmente é posicionado na mesma estrutura para economizar espaço. Por conta da dificuldade em abrir o aparelho, e especialmente para retirar a bateria, o Pixel 5a recebeu apenas uma nota cinco de reparabilidade, em uma escala de um a dez.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: Android Community, YouTube