Publicidade

Desmonte do Pixel 5a revela baixo nível de reparabilidade do aparelho

Por  • Editado por  Wallace Moté  |  • 

Compartilhe:
Desmonte do Pixel 5a revela baixo nível de reparabilidade do aparelho
Desmonte do Pixel 5a revela baixo nível de reparabilidade do aparelho
Google Pixel 5a

O Pixel 5a foi anunciado pelo Google neste mês de agosto como uma opção de aparelho mais acessível em relação à série principal, com atrativos como Snapdragon 765G, 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno, tela OLED de 6,34 polegadas e resolução Full HD+, câmera principal de 12 MP e bateria de 4.680 mAh, a maior já usada na linha. Agora, o aparelho foi desmontado pelo canal PBKReviews no YouTube, revelando algumas dificuldades de operação, o que diminui os índices de reparabilidade do dispositivo.

Dificuldade para retirada da bateria

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Após a retirada da tela com o uso de uma fonte de calor, a parte interna do display revela uma placa em plástico com grampos para assegurar a firmeza da peça, assim como uma proteção contra água na moldura em volta. No aparelho em si, depois da retirada de uma camada protetora, revela-se a bateria junto com uma placa metálica que protege os componentes da placa-mãe e ainda dá suporte a outras peças.

A retirada da bateria se mostrou um processo complicado, pois as alças que supostamente ajudariam o procedimento simplesmente arrebentaram nas mãos do YouTuber. Com o uso de algumas gotas de álcool isopropilico, a cola é dissolvida e a bateria pode enfim ser removida.

Há suporte para NFC, mas sem carregamento wireless

Com a placa-mãe revelada, pode-se ver a entrada para cartão SIM localizada na lateral do dispositivo, além de vários outros componentes conectados, como o processador, memória RAM, câmeras, sensor de proximidade, microfones e entrada USB-C para carregamento e fones de ouvido.

Uma característica que chamou a atenção do YouTuber é o fato de que atrás de todos os componentes fica localizado o espaço reservado para a base com o sensor de NFC, mas não há carregamento sem fio, recurso que geralmente é posicionado na mesma estrutura para economizar espaço. Por conta da dificuldade em abrir o aparelho, e especialmente para retirar a bateria, o Pixel 5a recebeu apenas uma nota cinco de reparabilidade, em uma escala de um a dez.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: Android Community, YouTube

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*