Tela grande, Android 11 e taxa de 60 Hz são mais populares entre usuários

Tela grande, Android 11 e taxa de 60 Hz são mais populares entre usuários

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 14 de Janeiro de 2022 às 13h35
Google

A ferramenta de benchmark AnTuTu acaba de divulgar seu tradicional estudo de preferência global de usuários Android em relação ao último trimestre, no caso o quarto trimestre de 2021. Os dados obtidos entre outubro e dezembro revelam mudanças curiosas em relação ao período anterior.

Novamente a empresa destaca que os dados analisados foram obtidos por usuários da plataforma AnTuTu em todo o mundo e, embora ajudem a entender indícios de mercado, não representa todo o globo.

Celulares com tela grande ainda são maioria

Celulares com telas grandes são maioria e não devem cair por tão cedo (Imagem: Reprodução/AnTuTu)

O estudo revela crescimento de 2,6% em smartphones com tela de 6,7 polegadas, sendo este o tamanho mais popular, seguido de displays com 6,6 e 6,5 polegadas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Combinados, tais tamanhos de tela superam os 60% e mostram que, embora vejamos certo interesse de determinados usuários por celulares compactos, o fracasso nas vendas de tais modelos faz com que empresas continuem apostando em telas maiores.

É revelado também que a resolução Full HD e suas variações por conta de diferentes proporções de tela são maioria, com uma pequena parcela de telas com resolução 2K.

Telas LTPO aumentam popularidade dos 60 Hz

Aumento de telas do tipo LTPO eleva média da taxa de 60 Hz (Imagem: Reprodução/AnTuTu)

O gráfico das taxas de atualização destaca um enorme aumento do padrão de 60 Hz, passando de 58,2% para incríveis 85,3% de adoção.

O AnTuTu destaca que "isso não é um erro da nossa parte, mas o motivo pelo qual celulares estão avançando em uma nova direção: LTPO."

As telas do tipo LTPO utilizam taxa de atualização variável (geralmente entre 10 Hz e 120 Hz) para reduzir o consumo de energia. Assim, em vez da tela travar em 120 Hz e drenar mais bateria, o display se adapta para o que é exibido.

Tela LTPO permite uso inteligente da taxa de atualização para economizar bateria (Imagem: Reprodução/Apple)

Navegação, animações e jogos levam o display para 120 Hz, enquanto cenas estáticas sem elementos animados na tela permitem que a tela atualize apenas 10 vezes por segundo ou menos, conservando energia.

Por isso os 60 Hz dominam o gráfico, deixando telas com taxas de atualizações fixas de 120 Hz, 90 Hz e 144 Hz em segundo, terceiro e quarto lugar respectivamente.

Marcas de processadores crescem

Qualcomm segue com ampla vantagem dentre os usuários do AnTuTu no Android (Imagem: Reprodução/AnTuTu)

Todas as principais fabricantes de chipsets para celulares Androids registraram crescimento no último trimestre de 2021, com a Qualcomm ainda liderando o mercado com domínio de 63,4%. MediaTek, Samsung e HiSilicon (da Huawei) registraram até 0,8% de crescimento.

Em relação às memórias, a maioria dos celulares contam com 8 GB de RAM (36,7%), com 6 GB e 4 GB logo em segunda e terceira posição.

Os 128 GB de armazenamento interno já representam 50% dos celulares vendidos, enquanto os 256 GB superam os 64 GB com 25,2% de participação contra 17,5%.

Em relação à versão do sistema operacional, o Android 11 ainda é o mais popular com quase um terço dos celulares (73,5%) utilizando o software de 2020, seguido pelo Android 10 com 15,8% de participação e Android 12 em terceiro com 4,6%.

Fonte: Antutu

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.